Rússia e EUA estão perto de acordo sobre Aleppo

(AFP)

Rússia e Estados Unidos estão perto de chegar a um acordo sobre a cooperação militar em Aleppo, cidade-chave do conflito sírio, onde as forças de Damasco e os rebeldes se enfrentam – anunciou o ministro russo da Defesa, Serguei Choigu, nesta segunda-feira (15).

“Estamos em uma fase muito activa das negociações com nossos sócios americanos (…) e em contacto quase permanente com Washington”, afirmou Choigu, em uma entrevista transmitida pela televisão russa.

“Avançamos etapa por etapa para uma configuração – e aqui não falo apenas de Aleppo – que nos permitirá encontrar objectivos comuns e começar a lutar juntos para que a paz se instaure nessa terra que sofre há tanto tempo”, acrescentou.

Washington evitou confirmar a informação: “nesse momento, não temos nada a anunciar”, disse à AFP a porta-voz Elisabeth Trudeau.

“Falamos regularmente com autoridades russas sobre a forma de consolidar o cessar das hostilidades, de melhorar o acesso humanitário e de criar as condições necessárias para uma solução política do conflito”, desconversou a porta-voz.

A batalha de Aleppo, a mais importante desde o início do conflito em 2011, é crucial tanto para o governo quanto para os rebeldes. Os dois adversários acumulam tropas para tentar ocupar completamente a segunda mais importante cidade do país e antiga capital económica. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA