Rio 2016: Contagem decrescente

Logótipo Rio2016 (facebook.com/rio2016)

Olhos postos no Estádio do Maracanã para a “maior festa do mundo”, os primeiros Jogos Olímpicos organizados na América do Sul. O grande dia será pintado com as cores quentes do samba, mas não esquece o cinzento da crise que afecta o Brasil.

A abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio2016 está prevista para esta noite às 20h00 locais (23h00 TMG). O Estádio do Maracanã vai receber a tradicional cerimónia de abertura com o desfile das 207 delegações presentes no evento.

A expectativa é grande, segundo Fernando Meirelles, realizador brasileiro, a “cerimónia de abertura deverá ter um efeito antidepressivo para o Brasil”. Para o organizador desta cerimónia de abertura, este evento deve devolver aos brasileiros o sorriso roubado pelas crises económica e política e os escândalos de corrupção.

Os países africanos de expressão portuguesa marcam presença neste certame, com Angola a levar para o Brasil uma comitiva de 25 atletas. Luanda participa nos Jogos Olímpicos nas modalidades de atletismo, judo, remo, vela, handebol, natação e tiro ao alvo.

Cabo Verde tem cinco atletas em prova nas modalidades de atletismo, boxe, ginástica rítmica e taekwondo. A Guiné-Bissau tem igualmente cinco atletas no Rio2016. Atletismo, judo e luta livre são as modalidades em disputa.

Moçambique apresenta-se no Brasil com seis atletas, distribuídos pelo atletismo, canoagem, judo e natação. Por fim, São Tomé e Príncipe tem três atletas na competição, divididos entre o atletismo e a canoagem. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA