Relatório do Comité Central do MPLA realça acções realizadas pela JMPLA

VII Congresso Ordinário do MPLA (Foto: Francisco Miudo)

As campanhas de crescimento da JMPLA levadas a cabo por esta organização juvenil do partido no poder e o processamento de dados dos militantes com capacidades eleitoral, no âmbito das eleições legislativas de 2012, foram realçadas no relatório de balanço do Comité Central cessante, apresentado aos congressistas.

O documento foi lido pelo vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, no âmbito do VII Congresso do partido, aberto nesta quarta-feira, em Luanda, pelo presidente cessante, José Eduardo dos Santos, sob o lema “MPLA – Com o povo rumo à vitória”.

Destaca ainda a implementação, em todo o país, do programa nacional de exaltação e elevação do patriotismo no seio da juventude estudantil e das organizações da sociedade civil, nos mercados, entre os funcionários públicos, empresários, empreendedores, artistas e músicos.

Materializou o programa diálogo juvenil, que decorreu em todo o país, contido nos projectos juventude e patriotismo, encontros de reflexão da jovem mulher, fogueiras da juventude e nos círculos de conferências, bem como nos encontros institucionais e temáticos com vários segmentos da franja juvenil.

Segundo o relatório, a JMPLA realizou igualmente três edições do projecto sucesso escolar e mérito estudantil, promoveu campanhas de sensibilização no domínio de alfabetização e incentivou a participação dos jovens neste árduo e patriótico processo de aprendizagem.

Considera de positivo o processo de inserção da juventude na vida activa, tendo em atenção a materialização dos vários programas, projectos e acções voltadas para à juventude, nomeadamente a inserção no mercado de trabalho e o acesso à habitação.

Adiciona à formação técnico profissional, o acesso à educação e ao ensino superior, o maior acesso às tecnologias de informação inscritas nos programas do Plano Nacional de Desenvolvimento da Juventude.

Ainda de acordo com o documento, a JMPLA participou em várias reuniões e eventos internacionais relacionados com a juventude, com destaque para a Federação Mundial da Juventude e encontros bilaterais com organizações congéneres.

No mesmo sentido, albergou eventos internacionais como as reuniões da Comissão Africana da Juventude e da Federação Mundial da Juventude Democrática, em 2011 e 2013, respectivamente, bem como a realização da conferência sobre o contributo de Angola no processo de independência da Namíbia e pacificação da África Austral.

O VII Congresso Ordinário do MPLA conta com a participação de 2.530 delegados, provenientes das 18 províncias do país e da diáspora, dos 2.620 inicialmente previstos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA