Registo eleitoral contribui para reforço da democracia – Fernando da Piedade

Fernando da Piedade Dias dos Santos - Presidente da Assembleia Nacional (Foto: Cortesia do JA)

O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, apelou hoje (terça-feira), a todos os cidadãos angolanos, a fazerem o seu Registo Eleitoral a fim de poderem votar nas eleições do próximo ano e contribuir para a consolidação e reforço da democracia.

O líder parlamentar fez este pronunciamento à imprensa momentos após ter efectuado a actualização do seu registo eleitoral, no âmbito do processo iniciado a 25 de Agosto, tendo afirmado que acabava de cumprir com o seu dever de cidadão.

Na ocasião, referiu que as tarefas essenciais para as eleições possuem um calendário que ainda está em execução, havendo pequenos atrasos mas que serão recuperados e que a Assembleia Nacional vai cumprir com a missão que lhe compete.

Realçou que existe um pacote legislativo que está a ser elaborado pelo Executivo, e o Parlamento está preparado para a sua discussão e aprovação.

Considerou haver uma evolução em relação aos pleitos eleitorais anteriores, facto que é positivo para o país.

“O exemplo que Angola tem estado a dar ao longo destes anos é o de estabilidade, não obstante as diferenças entre as diversas formações políticas, tem-se mantido a unidade da nação”, sublinhou.

Em relação as reclamações da oposição concernentes ao Registo Eleitoral ser efectuado pelo Executivo ao invés da Comissão Nacional Eleitoral, Fernando da Piedade considerou ser um problema de interpretação por parte deste e em querer manter as suas posições.

“Apesar da oposição querer manter as suas posições, há que respeitar o que está estipulado pois os diplomas foram discutidos e aprovados na Assembleia Nacional”, sublinhou.

Assistiram a cerimónia o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, deputados a Assembleia Nacional e funcionários da “Casa das Leis”. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA