Presidente da República defende novo momento nacional

Presidente da República, José Eduardo dos Santos (Arquivo) (Foto: Pedro Parente)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, defendeu hoje, em Luanda, que a partir de agora os angolanos devem criar um novo momento nacional, com novas atitudes de comportamentos positivos.

O Chefe de Estado angolano proferiu estas declarações de improviso na cerimónia de cumprimentos de felicitações pela celebração dos seus 74 anos comemorados hoje.

José Eduardo dos Santos defendeu ainda a realização de actividades, quer no sector público, quer no privado em prol da consolidação da paz, estabilidade e democracia para o desenvolvimento económico e social, assim como o bem-estar de todos os angolanos.

A cerimónia da comemoração do 74º aniversário natalício do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, decorre no Palácio Presidencial, com a apresentação de cumprimentos ao estadista angolano por vários titulares de cargos de órgãos de soberania nacional e outras individualidades convidadas.

José Eduardo dos Santos, ladeado da sua esposa, a primeira-dama da República, Ana Paula dos Santos, recebeu inicialmente a saudação do vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, seguido pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Cumpriram igualmente a mesma formalidade o presidente do Tribunal Constitucional Rui Ferreira, o governador de Luanda, Higino Carneiro, o chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Hélder Vieira Dias e familiares do Chefe de Estado.

Deputados à Assembleia Nacional, membros do Executivo, das Forças Armadas Angolanas, da Polícia Nacional, sociedade civil, antigos combatentes, representantes do corpo diplomático acreditados no país, magistrados, entre outras entidades, participam na cerimónia, que será também marcada pela leitura da mensagem de felicitações ao líder, por parte do vice-presidente, Manuel Domingos Vicente.

O programa das celebrações do 74º aniversário natalício do Presidente José Eduardo dos Santos, de acordo com o programa oficial que a Angop teve acesso, culminará no Palmeiras Club com um acto de confraternização, onde o momento cultural será animado por artistas musicais nacionais.

José Eduardo dos Santos nasceu em 28 de Agosto de 1942, em Luanda, filho de Eduardo Avelino dos Santos, pedreiro reformado, e de Jacinta José Paulino, doméstica, ambos falecidos. Frequentou em Luanda o ensino primário e, posteriormente, o ensino secundário, no então Liceu Nacional Salvador Correia.

Em 21 de Setembro de 1979, com a morte de Agostinho Neto, primeiro Presidente da República e também Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos assume a presidência do MPLA e, por inerência, foi investido nos cargos de Presidente da República Popular de Angola e de Comandante-em-Chefe das Forças Angolanas. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA