Preparação para combate: Tóquio instala mísseis avançados em área disputada com China (vídeo)

(Foto: Wikimedia)

Devido ao aumento das tensões entre aviões chineses e japoneses no mar da China Oriental, Tóquio anunciou o deslocamento do seu sistema da defesa anti-míssil para perto das disputadas ilhas Senkaku.

De acordo com o jornal japonês Japanese Yomiuri Shimbun Daily, a Força Terrestre de Autodefesa do Japão estacionada nas ilhas das prefeituras de Okinawa e Kagoshima vai receber sistemas de detenção e interceptação de mísseis Type 03.

Os mísseis interceptores vão ser deslocados para as ilhas de Miyako e Ishigaki, bem como para a ilha de Amami Oshima, na proximidade da área em disputa no mar da China Oriental.

Trata-se do modelo avançado do sistema Type 03, conhecido também como SAM-4 ou Chu-SAM, que entrou no serviço do exército do Japão em 2003.

O sistema tem grande alcance, multi-funcionalidade e capacidade de interceptar mísseis hipersônicos e jactos de combate, podendo ser instalado em veículos militares.

Orçamento militar para o ano de 2017 prevê alocação de $170 milhões adicionais para estes fins.

A iniciativa surge no contexto de aumento de tensões no mar da China Oriental. Ambas as partes propuseram medidas militares para defender áreas contestadas, incluindo deslocamento de aviões e navios militares. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA