NBA promove basquetebol sem fronteira em Luanda com o apoio da Ford

(DR)

BIYOMBO, BLEDSOE, MBAH A MOUTE, MEJRI, SEFOLOSHA E ZELLER TITULAM O CAMPUS DE BASQUETEBOL SEM FRONTEIRAS EM ANGOLA

– NBA e a FIBA Programa Global de Desenvolvimento de Basketball e Comunidade divulgam o ProgramaCelebrando o seu 15º Aniversário este Verão-

The National Basketball Association (NBA) e a International Basketball Federation (FIBA) anunciaram hoje o top de 87 rapazes e meninas de 27 países Africanos que vão viajar para o primeiro Basketball Sem fronteiras (BWB) Africa Camp em Angola, que terá lugar de 31 de Agosto a 3 de Setembro no Pavilhão Multiusos do Kilamba em Luanda. BWB, a NBA e a FIBA Programa Global de Desenvolvimento de Basketball e Comunidade divulgam o Programa Celebrando o seu 15º Aniversário este Verão.

BWB Africa, que será suportada pela Federação Angolana de Basketball e pelo Ministro Angolano da Juventude e Desportos, trará os jogadores de topo masculinos e e femeninos nascidos em 1999 de toda a Africa para aprenderem directamente dos jogadores da NBA e FIBA, jogadores legendários e treinadores, incluem Bismack Biyombo (Orlando Magic; Republica Democratica do Congo), Eric Bledsoe (Phoenix Suns; U.S.), Luc Mbah a Moute (LA Clippers; Cameroon; BWB Africa 2003), Salah Mejri (Dallas Mavericks; Tunisia), Thabo Sefolosha (Atlanta Hawks; Switzerland), e Cody Zeller (Charlotte Hornets; U.S.).

Os jogadores da NBA estarão juntos com o NBA Global Ambassador e Hall of Famer Dikembe Mutombo (Republica Democratica do Congo); antigos jogadores da NBA Charlie Bell (U.S.), Jason Collins (U.S.), Olumide Oyedeji (Nigeria); e antigas jogadoras da WNBA Astou Ndiaye-Diatta (Senegal) e Jenn Lacy (U.S.).

“Estamos satisfeitos por fazer parceria com a FIBA e trazer a 14ª edição do Basquetebol Sem Fronteiras África para Angola, pela primeira vez”, disse o vice-presidente da NBA e Director para Africa, Amadou Gallo Fall. “O crescimento do Basquete em África levou a um recorde de 10 jogadores africanos em equipas da NBA no início da temporada passada e cinco jogadores africanos seleccionados na 2016 NBA Draft. O acampamento deste ano irá mais uma vez proporcionar aos jovens jogadores de todo o continente as ferramentas certas para ter sucesso no campo e na vida “.

“Angola goza de uma muito rica e bem-sucedida tradição do basquetebol, por isso é com um enorme privilégio que, juntamente com a NBA se realiza pela primeira vez o Campus Basquetebol sem Fronteiras” disse Zoran Radovic, Director Desportivo da Federação Nacional da FIBA.

Os Treinadores da NBA Tom Bialaszewski (mais recentemente com os Los Angeles Lakers), Johnnie Bryant (Utah Jazz), Harold Ellis (Orlando Magic), BJ Johnson (Houston Rockets), Sidney Lowe (Washington Wizards) e Lloyd Pierce (Philadelphia 76ers) também servirão como treinadores do BWB Africa. Duane Brooks (New Orleans Pelicans) e Steve Spiro (Cleveland Cavaliers) servirão como treinadores atleticos do campo, enquanto que o Senior Vice President de Basketball Operations/General Manager dos Pelican, Dell Demps e o Presidente e General manager dos Toronto Raptors servirão como camp directors.

Trabalhando muito de perto faz já muito tempo o NBA Cares partners UNICEF and Hoops 4 Hope, NBA Cares organizará e divulgará uma variedade de acção com o objectivo de ensinar a importancia de um estilo de vida activo e saudável e os valores do jogo, teamwork, respeito e liderança como fazendo parte do BWB Africa. Os jogadores da NBA e os treinadores irão hospedar uma clinica de basketball junior da NBAna Arena do Kilamba para 100 rapazes e raparigas de 2 escolas da zona de Luanda . NBA Cares também irá alojar 2 Escolas locais – Orfanato Blue Horizon e Escola 1056 – com remodelações, donativos e uma visita de Jogadores da NBA durante a viajem. Em cima disto, Hoops 4 Hope liderará sessões diarias de aprendizagens para a vida para os campers, focando-se HIV/AIDS prevenção, educação, lições de liderança e desenvolvimento.

A Nike, um parceiro Mundial da BWB desde 2002, irá patrocinar os participantes e treinadores com vestuário e calçado Nike. A Ford Motor Company da África do Sul, o primeiro partner exclusivo da NBA na área automovel em , servirá como um partner oficial da BWB Africa pelo segundo ano consecutivo e será integrado na sinalética da Arena. South African Airways voltará pelo 14º ano como o BWB Africa marketing partner.

A Helmarc – Comércio e Indústria, uma grande empresa de desenvolvimento imobiliário em Angola, irá ser o parceiro de acolhimento da BWB África. A Helmarc irá fornecer à BWB Africa o uso do Pavilhão Multiusos do Kilamba, uma arena indoor universal em Luanda, uma obra-prima, que irá hospedar o acampamento, bem como o apoio logístico para o evento.

Desde 2001, a BWB já atingiu o número de mais de 2.500 participantes de 131 países e cidades, dos quais 43 já foram seleccionados para a NBA, incluindo nove jogadores que participaram da BWB África. Vinte e um ex-participantes da BWB faziam parte da lista de possíveis jogadores, na noite de apresentação da nova época NBA 2015-16.

A primeira realização do Campus Basquetebol Sem Fronteiras teve lugar na Europa em Julho de 2001. Vlade Divac (Sérvia) e Toni Kukoc (Croácia), juntamente com antigos colegas de equipa da selecção nacional jugoslava, reuniram-se para trabalhar com 50 crianças da Bósnia e Herzegovina, Croácia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Eslovénia, Sérvia e Montenegro em La Ghirada, Treviso, Itália. Desde então, a NBA e FIBA organizaram 46 acampamentos do BWB em 27 cidades, por 23 países e em seis continentes. Mais de 215 actuais jogadores e ex-jogadores da NBA, WNBA e FIBA juntaram-se a mais de 170 membros da NBA de todas as 30 equipas da NBA, para apoiar a BWB em todo o mundo.

BWB Ásia foi realizada a 23-26 Junho, no Estádio Dandenong Basketball em Melbourne, Austrália. A BWB Europa será realizada nos dias 07-10 Setembro no Instituto do Desporto Kisakallio em Lohja, Finlândia. Jogadores e treinadores, para a BWB África e BWB Europa, serão anunciados antes de cada evento.

A NBA tem uma longa história em África, com um recorde de 10 jogadores africanos em listas de candidatos para noites abertura para a temporada da NBA 2015-16 e cinco jogadores africanos foram seleccionados para o Draft de 2016 da NBA. Através da NBA Cares , 61 lugares onde crianças e suas famílias podem viver, aprender ou jogar, já foram criados em África, e o Basquetebol Sem Fronteiras África já se realizou 13 vezes. A liga abriu uma sede Africana, em Joanesburgo, África do Sul, em 2010. No dia 01 de Agosto de 2015, a Ellis Park Arena, em Joanesburgo hospedou o jogo da NBA África 2015, o primeiro jogo da NBA no continente, onde existia uma equipa de África contra uma equipa de “todo do mundo”. Para mais informações sobre a NBA em África, os fãs podem visitar www.NBA.com/Africa, Facebook.com/NBAAfrica e Twitter @NBA_Africa

Eis uma lista completa dos jogadores participantes no Primeiro BWB Africa Camp em Angola:

LISTA DE RAPARIGAS:

Country First Name Last Name
Angola Cornelia Yamba Sebastiao Sambo
Angola Irene Cavemba Cafumo
Angola Geovana Chilombo Gueve Dongua
Angola Antonia Luis Miguel
Angola Maria Margarida Macedo
Angola Graciete Domingas Vaz Garcia
Democratic Republic of the Congo Debarah Tshiyoyo Watshini
Democratic Republic of the Congo Deborah Mayimona Kaba
Mozambique Chanaya Antonia Francisco Pinto
Mozambique Penelope Jose Camele
Mozambique Ineida Juliao Chelene
Mozambique Ana Dayna Murhena Mudlovo
Nigeria Ifunanya Rosemary Okoye
Nigeria Grace Damilola Ipinlaiye
Senegal Aissatou Mame Fatou Dior Fall
Senegal Aissatou Mbengue
Senegal Fatou Kine Amkou Diop
Senegal Adji Coumba Seck
Senegal Khadidiatou Bigue Sarr
South Africa Nthuse Pretty Murali
South Africa Courtney Koen
Zimbabwe Rumbidzai Gumunyu
Zimbabwe Getrude Mapiye

 

LISTA DE RAPAZES:

Country First Name Last Name
Algeria Mostefa Braik
Algeria Mehdi Djoudar
Angola Glofate Buiamba
Angola Edmilson Ingles
Angola Dideltino Americo
Angola Delcio Sebastiao
Angola Gelson Sebastiao
Angola Malcolm Tungo
Angola Wilson Ambrosio
Botswana Ahsante Puso
Burkina Faso Lawapan Hilaire Armand Sow
Cameroon Jean Marie Atangana Ngah
Cameroon Arsene Mouaha Djandjeu
Cameroon Maxime Kamga
Cameroon Jonathan Tchamwa Tchatchoua
Cape Verde Miguel Socrates Barros Fernandes Lopes
Central African Republic Guy Gerard Ndako
Congo Watara Mountari
Cote d’Ivoire Bi Bolou Gildas
Cote d’Ivoire Papa Ousmane N’Diaye
Cote d’Ivoire Sydney Hammond
Democratic Republic of the Congo Jonathan Baruti
Democratic Republic of the Congo Patrick Muamba
Egypt Ahmed Khalaf
Egypt Esam Mostafa
Egypt Tarek Raafat
Egypt Mohamed Youssef
Egypt Mohamed Ramadan
Ethiopia Bhan Kil Nyach
Ethiopia Biruk Degefa Robi
Gabon Yvan Rembangouet
Ghana Emmanuel Coleman Agbo
Ghana Anthony Chris Dodoo
Kenya Victor Onyango Olale
Kenya Teddy Ochieng
Mali Abdoul Karim Coulibaly
Mali Blaise Keita
Mali Moulaye Mamadou Sissoko
Morocco Sami Al Uariachi
Morocco Zahir Mouad
Mozambique William Brito
Mozambique Edmilson Natal
Nigeria Olajuwon Basit Ibrahim
Nigeria Ossai Godspower
Nigeria Christopher Opara
Nigeria Mathias Ochai
Nigeria Chukwueneme Nwigwe
Nigeria Ikechukwu Anani
Rwanda Patrick Nshizirungu
Senegal Abdou Khadre N’Diaye
Senegal Saliou Ndoye Diop
Senegal Sidy Ahmet Diao
Senegal Amadou N’Diaye Fall
Senegal Mbaye N’Diaye
Senegal Cheikh Faye
South Africa Sicelo Tshegofatso Dzingwa
South Africa Clinton Mosebudi Meela
Tanzania Abba Robert
Tunisia Oussama Marnaoui
Tunisia Wasef Fradj
Tunisia Akram Ben Salah
Uganda Joseph Dramaza
Zambia Wamulundi Simwinga
Zimbabwe Watida Mukukula

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

DEIXE UMA RESPOSTA