Munícipes do Cazenga aguardam com ansiedade abertura da mediateca “Zé Dú”

Interior da mediateca Zé Dú no município do Cazenga (Foto: Pedro Parente)

Os munícipes do Cazenga, província de Luanda, aguardam com ansiedade a abertura da mediateca ” Zé Dú” que será inaugurada hoje, quinta-feira, na circunscrição, para homenagear o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.

Em declarações à Angop, o cidadão Avelino de Sousa reconheceu que na municipalidade existem poucos espaços de lazer, por isso a entrada em funcionamento da mediateca é uma mais-valia para juventude, porque vai mantê-los ocupados e servir para a investigação académica.

Disse que a expectativa no seio dos jovens é grande, já que para além da sala digital, existem áreas de diversão, campos desportivos e outras atracções, sendo uma valência para juventude.

Luís André, estudante universitário, salienta que a mediateca vai facilitar a investigação cientifica e evitar que os estudantes percorram longas distâncias, mas acima de tudo é um orgulho para a comunidade.

Disse ser louvável o trabalho que o governo esta a realizar, e quem sai a ganhar são os estudantes como futuros usuários.

O musico João Soares Francisco afirma que nesta mediateca vai encontrar um espaço para investigar não só matérias culturais mas também académicas. “ Existe uma expectativa e curiosidade enorme entre a população para ver funcionar este espaço que tanta falta fazia aos jovens”.

No seu entender, o processo de investigação para os estudantes universitários, e alunos do primeiro e segundo ciclo estará facilitada, já que o empreendimento esta próximo dos usuários.

Engrácia Capita salienta que o Cazenga estava a espera desta grande infra-estrutura que vai ajudar os cidadãos locais a ter acesso a informação sem ter que sair do município e principalmente obter conhecimento sobre as tecnologias de informação.

Com abertura da mediateca a municipalidade dá mais um grande salto, mas devia ser construída também uma universidade para que os jovens residentes pudessem estudar na localidade sem percorrer longas distâncias.

Já director municipal da juventude e desportos do Cazenga, Cálcio de Carvalho, afirmou que a mediateca ” Zé Dú” vai garantir 40 novos empregos directos.

“ A entrada em funcionamento da mediateca gera expectativa para os munícipes, pois nela vão encontrar muitas atracções como a sala de cinema, jogos, espaços lúdicos, infanto-juvenil e quadras multiuso.

Manifestou a sua preocupação quanto a preservação do imóvel apelando que sejam evitados actos de vandalismo e se preserve o bem público. “ Devemos preservar e cuidar todo bem público, porque facilita o trabalho do estudante, na generalidade ganha o munícipe”, concluiu.

A mediateca que vai contar com 50 funcionários, entre bibliotecários e funcionários administrativos, vai oferecer serviço de pesquisa, consultas de internet, formação académica na área das tecnologias de informação, actividades recreativas, atelier de pintura, desenho, entre outras artes e ofícios.

A mediateca ” Zé Dú, considerada a maior do país, esta localizada na rua dos Comandos no ex-complexo escolar, nas imediações da Frescangol, e para além da área de investigação científica possui também zonas de lazer.

Localizado na comuna do Tala hadi, o empreendimento, que será inaugurado pelo Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos, foi construído numa área bruta de 28.25 metros quadrados, área útil de 22. 95 metros quadrados, área lúdica exterior 68.60 metros quadrados

A mediateca “Zé Dú”, possui ainda um auditório, cafetaria, parque infantil e estacionamento de viaturas interior e exterior. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA