Moxico: Sobas enaltecem desenvolvimento do Luau nos últimos tempos

Moxico: Rua 1º de Maio do Município do Luau (Foto: Kynda Kyungu)

As autoridades tradicionais do município fronteiriço do Luau (Moxico) enalteceram hoje (segunda-feira), o nível de desenvolvimento que a região atingiu nos últimos 14 anos de paz, nos mais vários sectores da vida local.

Numa ronda feita pela Angop, os sobas residentes no Luau, foram unânimes em reconhecer os avanços e ganhos nos últimos tempos, com destaque para o acesso ao ensino de qualidade, saúde, estradas, pontes, energia e água potável.

O soba do bairro Sede, Edmundo João, disse que a paz alcançada em 2002 permitiu que a região registasse progressos nos vários domínios, principalmente no acesso ao ensino e à saúde de qualidade.

“Muita coisa mudou. A actualmente é um Luau voltado ao desenvolvimento, há mais escolas, postos, centros de saúde a nível de todos os bairros e povoações e com relevância são os angolanos a oferecer todo o seu profissionalismo nestas unidades sanitárias”, frisou.

Evaristo da Silva Marinda, outro soba do Luau, explicou que fruto deste feito, os angolanos estão a conduzir os seus próprios destinos e, como tal, hoje no Luau se pode viver à vontade e cada um pode dar o seu contributo para o desenvolvimento social e económico da ex-vila Teixeira de Sousa.

A autoridade tradicional reconheceu o empenho da administração municipal, para a melhoria das condições de vida dos cidadãos, pois, a nível das aldeias e povoações existem centros de saúde, escolas e outros serviços necessários para a vida humana. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA