Moxico: Mais de quinze mil alfabetizandos terminam método “Sim Eu Posso”

Governo aposta na alfabetização (Foto: Angop)

Mais de quinze mil adultos do município de Luena, província do Moxico, concluíram hoje, segunda-feira, a segunda fase do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) no método “Sim Eu Posso”.

Os dados foram avançados, à Angop, pelo coordenador do programa, Alberto Sanbongue, tendo recordado que as aulas começaram em Junho, do corrente ano.

Segundo o responsável, durante o processo educativo não houve o registo de qualquer desistência, por parte dos alunos, facto que contribuiu para o sucesso da formação.

Em relação à primeira fase, pontualizou, houve um aumento de mais de dois mil alfabetizandos, devido a colaboração de várias instituições como Sagrado Coração, Irmãs Diocesanas do Moxico Velho, e outras instituições religiosas.

Apontou a carência de material didáctico como a principal dificuldade enfrentada pelo PAAE na região, embora reconheceu que o governo da província está a trabalhar afincadamente no sentido de ultrapassar essa situação.

Apelou à população, principalmente da zona rural, a continuar com a formação estudantil e frequentar o PAAE, no sentido de se diminuir o índice de analfabetismo na província e aumentar o seu grau de conhecimento académico.

A Direcção da Educação, Ciência e Tecnologia da província do Moxico controla 28 redes de alfabetização, entre instituições subsidiadas e voluntárias, cujo processo conta com o apoio institucional dos parceiros sociais.

A primeira fase decorreu de Fevereiro a Junho, desse ano, do qual participaram 12 mil e 344 alunos, sendo que 11 mil e 596 transitaram de classe. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA