Ministro alemão afirma que negociações comerciais entre UE e EUA fracassaram

Sigmar Gabriel (AFP)

O vice-chanceler e ministro da Economia da Alemanha, Sigmar Gabriel, afirmou neste domingo que as negociações para um grande acordo comercial entre União Europeia (UE) e Estados Unidos fracassaram de fato.

“As conversas com os Estados Unidos fracassaram de fato porque nós, europeus, não devemos aceitar as demandas americanas”, afirmou à emissora pública ZDF. “Não há avanços”, assinalou.

Negociadores europeus e americanos tentam fechar o chamado Tratado Transatlântico de Comércio e Investimentos (TTIP, sigla em inglês), para criar a maior zona de livre-comércio do planeta.

Os obstáculos enfrentados pelos negociadores tornam muito difícil que se chegue a um TTIP antes do fim do ano, como se desejava.

Vários activistas criticaram o tratado desde o começo das negociações, em 2013, alegando que o mesmo favorecerá as multinacionais e prejudicará os consumidores.

Segundo especialistas, as negociações estarão de fato suspensas até depois das eleições presidenciais americanas, em Novembro, e a votação na França e Alemanha, em 2017.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA