Media: EUA já não confiam na Turquia e deslocam armas nucleares para a Roménia

(AFP 2016/ STR)

Os EUA começaram a deslocar munições nucleares da Turquia para a base Devesel na Roménia, informou na quinta-feira (18) o jornal on-line belga EurActiv citando fontes.

“Os EUA começaram a deslocar armas nucleares da Turquia para a Roménia em meio a relações deterioradas entre Washington e Ancara”, informou a publicação.

De acordo com a edição, a operação é difícil “tanto em termos técnicos, como políticos”. “Não é fácil transportar 20 bombas nucleares”, cita uma das fontes do EurActiv.

Na base aérea Incirlik na Turquia, que fica a 100 km da fronteira síria, são deslocados cerca de 50 unidades de armas nucleares tácticas desde o período da Guerra Fria. Estes dados não foram confirmados.

Durante tentativa fracassada de golpe de estado na Turquia, na noite de 16 de Julho, foi detido um comandante de uma base que tinha relação com o golpe e foram proibidas temporalmente descolagens e aterragens de aviões da Força Aérea dos EUA, que seriam realizadas na base anteriormente citada.

Segundo fonte do EurActiv, depois da tentativa de golpe, as relações entre Turquia e EUA se deterioram de tal forma, que os EUA não querem mais guardar armas nucleares em território turco.

A nova base, para onde foram deslocadas as armas nucleares, fica na Romênia e é um local com escudo antimíssil destacou a publicação. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA