Mais de 30 mil Bilhetes de identidade aguardam por levantamento

Rui Mangueira - Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos (Foto: Clemente Dos Santos)

Os Serviços de Identificação Civil estão em posse de 33 mil Bilhetes de Identidade (BI) a espera do serem levantados pelos seus utentes nos respectivos postos, anunciou hoje (terça-feira), o ministro da Justiça e Direitos Humanos, Rui Mangueira.

O governante fez este pronunciamento na discussão do Orçamento Geral do Estado 2016 revisto, na especialidade, no concernente a cabimentação aos Órgãos da Administração da Justiça.

Referiu que, de Janeiro a Junho do ano em curso, devido a uma avaria no sistema, verificou-se uma acumulação de 200 mil Bilhetes de Identidade, tendo sido tomadas medidas para a solução dessa questão, dando no início um prazo de cinco dias para que cada cidadão pudesse levantar o seu documento que lhe confere a cidadania.

Questionado sobre quais as medidas tomadas pelo Executivo em relação aos cidadãos que não possuem este documento para efectuarem a actualização do registo eleitoral, Rui Mangueira referiu que o Ministério da Administração do Território criou mecanismos visando permitir que todos possam cumprir com este dever cívico.

Anunciou, na ocasião, existirem actualmente de 96 postos de registo de Bilhete de Identidade, dos quais 36 estão localizados na cidade de Luanda por ter a maior densidade populacional.

Dos 36 postos de Bilhete de Identidade localizados na capital do país 24 são fixos e 12 moveis.

O Executivo angolano decidiu rever o OGE2016, devido ao ajustamento do preço do petróleo no mercado internacional, e a correcção da receita não petrolífera. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA