Lunda Sul: Pais exortados assumirem responsabilidade dos filhos

Cândida Narciso - Governadora da Lunda Sul (Foto: Francisco Miúdo)

A governadora da província da Lunda Sul, Cândida Narciso, apelou hoje, terça-feira, em Saurimo, aos encarregados de educação a assumirem maior responsabilidade na educação, formação, alimentação e transmissão de valores dos filhos.

Em declarações à imprensa, a propósito do papel dos pais na formação da personalidade dos filhos, disse que os progenitores devem evidenciar cada vez mais os esforços que visam proporcionar uma educação baseada em valores humanos e morais aos seus educandos.

Acrescentou que a educação deve cingir-se no resgate dos valores ancestrais, antropológicos, psicossociais e outras formas que concorrem para a formação da personalidade do indivíduo, dendo os pais serem exemplares e ídolo dos filhos.

“ Os pais devem ser exemplares e bons modelos para os filhos, quer no seio familiar como fora, devem ser os primeiros líderes e responsáveis na descoberta de novas possibilidades que visam postular as melhores normas educativas, por forma a preparar o homem que deve contribuir na mudança de mentalidades”, alertou.

Segundo a fonte, muitos pais têm causado ira aos filhos, não dando assistência devida, provocando assim aos descendentes uma vida futura sem orientação educação baseada nos princípios morais e ecticos.

Reprovou o comportamento de alguns pais que tem a ver com prática de actos indecorosos como o estupro, a sedução e fuga a paternidade, o que segundo ela, tem sido a principal causa da desestruturação familiar nos dias de hoje.

“Um verdadeiro pai é aquele que assume a sua paternidade na educação dos filhos, pois que a que a fuga à paternidade constituiu um pecado e crime, por isso aconselho os homens a não optarem por este mal, porque estarão a contribuir para o surgimento de filhos sem orientação, educação e delinquentes”, concluiu. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA