Lunda Sul: Mais de 20 mil cidadãos imunizados contra febre-amarela

campanha de vacinação contra a febre-amarela (ARQUIVO) (Foto: ANGOP)

Vinte e sete mil e 878 já foram imunizadas na campanha de vacinação contra a febre-amarela que decorre desde o dia 15 do mês em curso no município de Muconda, 19 quilómetros a norte da cidade capital da província da Lunda Sul (Saurimo).

Os dados foram avançados na quarta-feira, em Saurimo, pelo director provincial da Saúde na Lunda Sul, Costa Samuquinda, tendo revelado que a mesma termina no próximo sábado, onde se prevê vacinar cerca de 35.800 pessoas.

Esta acção enquadra-se na estratégia do Governo que visa vacinar contra a febre-amarela os municípios que fazem fronteiras com outras repúblicas, “por isso na Lunda Sul, o município de Muconda está ser o único a fazer campanha por fazer fronteira com a República Democrática do Congo, um país que já notificou casos positivos da doença”.

Assegurou que, posteriormente e em função da evolução da situação e com a disponibilidade das vacinas que o país vai recebendo, os outros municípios também serão contemplados com a campanha.

Disse que estão engajadas na actividade oito equipas, cada composta por nove elementos, que percorrem todos os bairros que compõem o município bem como sete técnicos da Direcção Nacional de Saúde Pública e do Ministério, assim como 100 pessoas, entre preparadores, vacinadores registadores e sensibilizadores.

Muconda é parcela da Lunda Sul com uma extensão de 27 mil 926 quilómetros quadrados e faz fronteira a norte e nordeste com os municípios de Saurimo (Lunda Sul), Catximo e Luia (Lunda Norte), a sul com o município do Dala e ao leste com o Luau (Moxico) e a RDCongo.

O município é composto por quatro comunas, nomeadamente Muconda, Muriege, Chiluange e Cassai-Sul, com 35 mil e 252 habitantes (segundo os dados do censo populacional 2014 realizado em Maio), maioritariamente camponesa, das tribos cokwe, Lunda e Minungo, que se dedicam a agricultura e pesca fluvial. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA