Líbia: Exército prestes a tomar o controlo de Sirte do Daesh

(EURONEWS)

As forças do Governo da União Nacional da Líbia estão prestes a tomar o controlo da cidade de Sirte, um importante bastião do grupo Estado Islâmico no país.

Apoiados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América, após 10 dias de investidas, os líbios conseguiram tomar o controlo do centro de exposições Ouagadougou, considerado o ponto fulcral das operações do Daesh na Líbia.

O grupo jihadista ainda controla alguns bairros da cidade natal de Muammar Khadafi

Nas últimas semanas, a cidade costeira da Líbia, tem sido palco de intensos combates, com as forças governamentais a avançar lentamente, enquanto tentavam evitar os atiradores furtivos e minas terrestres.

“As forças norte-americanas lidaram com os atiradores furtivos do grupo Estado Islâmico, por nós. Os atiradores estavam a causar muitos problemas mas agora a Força Aérea americana está a lidar com eles muito bem. Eles detetam as suas posições e atacam-nos, antes de as nossas forças entrarem na área”, informou o porta-voz do exército líbio, Mohammed Al-Ghasri.

Pelo menos 350 membros das brigadas governamentais morreram e mais de 1500 ficaram feridos desde maio, altura em que começou a campanha para reconquistar a cidade de Sirte das mãos do Daesh.

A quase totalidade dos 800 mil habitantes da cidade teve de fugir. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA