Investidores americanos interessados nas oportunidades de negócio em Angola

Embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares (Foto: Picasa)

Uma mesa redonda sobre as oportunidades de investimento em Angola, teve lugar nesta terça-feira, em Washington, D.C.

O evento organizado conjuntamente pelas instituições americanas Conselho Corporativo para África (CCA) e a Câmara de Comércio EUA-Angola (USACC), teve como principal objectivo, atrair investidores dos Estados Unidos para participar na próxima missão empresarial a Angola, que se realiza de 4 a 11 de Setembro do corrente ano..

Assistiu ao evento o embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho Tavares, que foi o orador principal do certame.

O convite formulado ao diplomata angolano, surge na sequência da realização da Terceira Sessão do Díálogo sobre Energia, no contexto do Memorando de Entendimento sobre o Díálogo de Parceria Estratégica entre Angola e os EUA, realizada em Washington, no passado dia 1 do corrente mês, no qual participou uma delegação interministerial,chefiada por José Maria Botelho de Vasconcelos, ministro dos Petróleos e que integrou João Baptista Borges, ministro da Energia e Águas e Ângela Bragança, Secretária de Estado para a Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, para além de quadros superiores de ambas as instituições governamentais angolanas.

Na oportunidade, Agostinho Tavares enfatizou que Angola está pronta a receber o apoio e a assistência de parceiros internacionais como os Estados Unidos, salientando que dado o grande potencial do país,os benefícios de uma parceria entre Angola e os EUA são mútuos e servirão para melhorar as perspectivas sociais e económicas do país.

O diplomata angolano informou sobre as oportunidades de investimento que o país oferece, nesta fase em que o Executivo está a implementar um vasto programa de diversificação da economia, apelando aos investidores americanos interessados em investir, que o façam de forma sustentável, empenhando todas as habilidades das suas empresas.

“Angola está pronta para acolher todos os que estão interessados em investir e preparados para investimentos de qualidade nos mais variados sectores da vida nacional como sejam, Infraestruturas, Agro-indústria, Educação, Transportes, Saúde, Exploração Mineira, Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC, Turismo, de entre outros”, disse.

Na ocasião, Stephen Hayes, presidente do CCA, expressou a sua esperança de que o evento tenha servido para incentivar as empresas americanas a olhar sériamente para as oportunidades de investimento em Angola, “um país de grande potencial”, asseverou.

Por seu turno, Maria da Cruz, Directora Executiva da Câmara de Comércio EUA-Angola, realçou a importância do investimento das empresas americanas, na capacitação e formação de quadros angolanos, bem como o investimento no desenvolvimento social e económico do país.

Participaram no evento empresários americanos dos mais variados ramos de entre os quais se destaca a presença de Rick Angiuoni, Director para África do EXIM- BANK (Banco de Exportação e Importação dos EUA), bem como diplomatas séniores da embaixada de Angola em Washington. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA