Início do Registo Eleitoral reúne MAT e governadores provinciais

Ministério da Administração do Território (Foto: Portal de Angola)

O início do Processo de Actualização do Registo Eleitoral domina o encontro que congrega a direcção do Ministério da Administração do Território e os governadores provinciais, iniciado na manhã desta segunda-feira, em Luanda.

A reunião, que decorre a portas fechadas, no Salão Nobre do Governo Provincial de Luanda, é orientada pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, que, na sessão de abertura, informou que o encontro está especificamente relacionado com o arranque do registo eleitoral, quinta-feira (25 de Agosto).

A agenda de trabalhos anunciada na ocasião pelo governante contempla o anúncio do programa do acto central do registo, a ter lugar em Luanda e nas outras províncias, o processo de recrutamento, selecção e formação dos brigadistas, o quadro de atribuição de recursos financeiros às províncias e a formação de agentes em educação cívica.

A apreciação de um conjunto de documentos, nomeadamente os relativos ao regulamento do brigadista, o balanço da geo-credenciação, os mapas do controlo do credenciamento dos fiscais dos partidos políticos e sobre as metas do registos e a distribuição dos meios logísticos às provinciais, fazem igualmente parte da agenda.

Além dos governadores provinciais, que se fazem acompanhar dos vice-governadores para o Sector Político e Social, estão presentes os directores provinciais do registo, assim como integrantes do grupo técnico da Comissão Interministerial de Apoio ao Processo de Registo Eleitoral (CIARE).

O MAT tem vindo a promover um conjunto de encontros com actores da vida pública nacional, explicando-os sobre as especificidades do processo de actualização do registo Eleitoral.

Assim teve como interlocutores Partidos Políticos, Jornalistas e formadores de opinião, Corpo Diplomático Acreditado em Angola, Sociedade Civil e Autoridades Tradicionais e Entidades Religiosas. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA