Inicia primeira reunião do Comité Central do MPLA

MPLA (DR)

A eleição do Bureau Político, do vice-presidente e do secretário-geral do MPLA estão a dominar, nesta terça-feira, em Luanda, a primeira reunião ordinária do novo Comité Central saído do VII Congresso Ordinário realizado de 17 a 20 de Agosto

A reunião, iniciada há instantes, é orientada pelo líder do partido maioritário em Angola, José Eduardo dos Santos.

De acordo com os estatutos, o Bureau Político é o organismo permanente da direcção do MPLA, que delibera, no intervalo das reuniões do Comité Central e que se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do partido.

Ao vice-presidente incumbe substituir o presidente do partido, dirigir o funcionamento dos serviços nacionais, submeter ao Comité Central o plano anual de actividades e acompanhar a sua execução, sob a superintendência deste.

Cabe também coordenar a acção política do partido e acompanhar a actividade administrativa das estruturas que lhe sejam incumbidas pelo líder partidário, pelo Comité Central, pelo Bureau Político e pelo secretariado do Bureau Político.

Tem ainda o dever de acompanhar o relacionamento do MPLA com outros partidos políticos, a execução de programas eleitorais e informar ao Presidente do partido sobre a actividade política das organizações sociais do MPLA e associadas.

Por sua vez, o secretário-geral é o órgão individual executivo permanente do MPLA a quem está reservado dirigir a organização e gestão administrativa do Secretariado do Bureau Político, a política financeira e a gestão dos recursos humanos, de acordo com a orientação definida superiormente, competindo-lhe também submeter ao Comité Central o orçamento anual do partido, o relatório e as contas da execução do mesmo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA