Vieram de fora para competir por Portugal

Nelson Évora (Foto: D.R.)

Tamila Holub

NATAÇÃO

Com 17 anos, é a mais nova desta comitiva de 92 atletas portugueses._Marca a sua estreia no Rio de Janeiro para competir nos 800 metros livres, com um título europeu nos 1500 metros livres de juniores e vice-campeã europeia em juniores nos 800 metros livres no seu currículo. Nascida em Cherkasy, na Ucrânia, a atleta do S. C._Braga veio para solo português aos três anos de idade. Optou pela natação por problemas respiratórios e depois, aos poucos, foi vencendo títulos, sendo já uma das mais promissoras nadadoras portuguesas. Apesar de acompanhar regularmente o que acontece na sua terra natal – e de falar fluentemente ucraniano e russo – não quer largar Portugal, especialmente pelo_bacalhau. Não pensa também largar o clube bracarense por já se sentir uma ‘guerreira do Minho’._

Victoria Kaminskaya

NATAÇÃO

Há 14 anos que Victoria mora em_Portugal._Nascida na Rússia é outro dos nomes jovens portugueses a seguir na natação. Bateu o seu próprio recorde nos 400 metros estilos com a marca de 4m42,53seg.,  garantindo os mínimos A para entrar diretamente nestes_Jogos, a seguir a Diogo Carvalho e a Alexis Santos. Competirá, com 20 anos, nos 200 e 400 metros no_Brasil.

Jéssica Augusto

ATLETISMO

Filha de emigrantes portugueses em Paris, Jéssica veio para Portugal com 6 anos. Também brilhou em Amesterdão este ano, conquistando uma medalha de bronze na meia maratona. Este ano terminou em décimo lugar na Maratona de Londres, uma prova que já fez seis vezes. Foi também a primeira maratona em que participou, depois de ter conquistado a medalha de bronze nos europeus de 2013 em Zurique, na Suíça. Nesse ano desistiu da maratona, mas nas outras participações acabou sempre no top-10. Depois veio a maternidade e decidiu descansar por uns tempos, voltando na altura certa para carimbar a passagem ao Rio’16. Esteve em Pequim 2008 e em Londres 2012, onde se destaca um sétimo lugar na maratona. Na caminhada para as terras de sua majestade garantiu um 3.o e 4.o lugar nos campeonatos da Europa em Barcelona (10 mil e 5 mil metros respetivamente).

João Costa

TIRO

É o mais velho (51 aos), um feito repetido em_Londres 2012. Natural de Luanda, militar de profissão, Costa vai para a sua quinta presença em Olimpíadas. Chega ao Rio de Janeiro de leão ao peito como campeão da Europa de tiro com pistola a 50 metros e vice-campeão da Europa em pistola de ar comprimido a 10 metros.

Ricardo Ribas

ATLETISMO

Filho de emigrantes portugueses, Ribas, com apenas três anos, veio para Portugal diretamente de_Hamburgo. Consegue aos 39 anos a sua primeira presença em_Jogos. O_atleta do_Benfica vai estar na maratona e quer lutar por um 18.º lugar, que já seria uma medalha de ouro para o português, como afirmou em entrevista ao i.

Lorene Bazolo

ATLETISMO

Lorene, de 33 anos, fugiu da República do Congo, para se tornar recordista dos 100 metros, algo que lhe valeu a qualificação para estes_Jogos – 11,21 segundos obtido o mês passado. Há quatro anos esteve em_Londres, mas pelo país de origem. A atleta do_Sporting, com dupla nacionalidade desde maio deste ano, vai agora ao Rio de Janeiro.

Tsanko Arnaudov

ATLETISMO

O atleta do Benfica nasceu na Bulgária mas desde os 12 anos que está em_Portugal. Superou o recorde de Marco Fortes do lançamento de peso o ano passado, que está agora nos 21,06 m. Nos últimos Europeus de Atletismo em Amesterdão foi bronze com um lançamento de 20,59 metros.

Nelson Évora

ATLETISMO

Nasceu na Costa doMarfim e naturalizou-se português em 2002. Foram precisos apenas seis anos para chegar ao Olimpo: conquistou a medalha de ouro em Pequim, saltando 17,67 metros no triplo salto. No ano anterior tinha obtido um quinto lugar no campeonato europeu em pista coberta em Birmingham mas conquistou o título mundial nos Mundiais em Osaka, saltando 17,74 m. Ficou de fora de Londres 2012 depois de se lesionar, não conseguindo defender o seu título. Várias lesões ao longo dos últimos não o impediram de voltar a estar presente no Rio. O ano passado voltou a Pequim, palco onde tão feliz, para conquistar a medalha de bronze nos Mundiais de Atletismo, depois de se sagrar campeão europeu de pista coberta em Praga.

Fun Yu

TÉNIS DE MESA

Natural de Hebei, uma província chinesa, naturalizou-se portuguesa em 2013 – desde 2001 que estava por cá –, num ano em que conquistou a medalha de bronze nos europeus, logo na sua estreia, um feito inédito. Conquistou novo bronze no campeonato da Europa em 2015. Aos 38 anos compete pela primeira vez nos Jogos.

Shao Jieni

TÉNIS DE MESA

Aos 22 anos vai também fazer a sua estreia no_Rio’16, tendo garantido a qualificação em maio passado aumentando para cinco o grupo de mesa-tenistas que vai estar na terra do samba. Será outra das representantes femininas no quadro individual no_Brasil a par de Fun_Yu, sucedendo à luso-chinesa Lei Mendes, a primeira na história a estar numas Olimpíadas em Londres 2012. Também é natural da China e está em Gondomar desde 2010, quando tinha apenas 16 anos. No entanto, só no ano passado é que obteve a nacionalidade portuguesa ao mesmo tempo que subia, de forma ‘astronómica’, quase 100 lugares de ténis de mesa – está na 47.a posição.

Edgar Ié

FUTEBOL

Nunca se conseguiu afirmar no_Barcelona onde estava desde 2012 vindo do Sporting, tendo rescindido contrato o ano passado, e joga agora pelo_Villarreal. O jogador natural de Bissau na Guiné-Bissau pode jogar a defesa central ou no lado direito, marca também a sua estreia no Brasil sob o comando do treinador_Rui_Jorge.

Tiago Ilori

FUTEBOL

Nasceu em Londres mas, neste momento, joga pelo Liverpool. O_defesa central formado no_Sporting está há quatro temporadas nos reds mas ainda não se conseguiu afirmar. Conta já com 37 internacionalizações por Portugal e com 23 anos também está a representar

as cores nacionais no torneio de futebol.

Joel Pereira

FUTEBOL

Joel Pereira está, desde o início desta época, às ordens do técnico português José Mourinho no_Manchester_United – o ano passado fez doze jogos pelos sub-21 dos red devils, uma casa que conhece desde 2012. Mais um filho de emigrantes portugueses, nasceu em Le Locle na Suíça e aos 20 anos vai pela primeira vez aos Jogos Olímpicos. É titular nos escalões de formação e com 1,88 metros promete ameaçar, daqui a alguns anos, os lugares de Rui_Patrício e Anthony_Lopes. Por enquanto não retirou o lugar a Bruno_Varela na seleção olímpica, que anteontem venceu a Argentina por 2-0 na partida inaugural, mas é importante ter talento no banco.

Jorge Fonseca

JUDO

O atleta do_Sporting nasceu em São Tomé e Príncipe e é mais um dos jovens, com 23 anos, a pisar uma grande prova de desporto mundial. Foi o primeiro judoca masculino português a sagrar-se campeão europeu sub-23 em 2013 na categoria de  -100 kg, a mesma em que disputará uma medalha no Brasil.

Luciana Diniz

EQUESTRE

Nasceu no Brasil, país que representou nos Jogos Olímpicos em Atenas 2004 (38.o lugar individual e 9.o por equipas). Há dez anos naturalizou-se portuguesa e em 2012 fez a sua estreia com a camisola nacional alcançando um 17.º lugar. É a melhor atleta feminina no ranking Logines_FEI – ocupou o 5.o lugar em 2013, uma posição histórica para Portugal.

Gustavo Lima

VELA

É outro atleta a regressar ao país onde nasceu, marcando a sua quinta presença em Olimpíadas no_Brasil – em Pequim 2008 alcançou o 4.º lugar na categoria Laser. Começou na vela com apenas nove anos graças ao pai através do Clube Naval de Cascais, que é até hoje o emblema que continua a representar. É um dos portugueses mais olímpicos.

Diogo Abreu

TRAMPOLIM

Nasceu nos Estados Unidos da América mas foi Portugal que o viu crescer nos trampolins. Estudante de Engenharia Eletrotécnica no_Instituto Superior Técnico em_Lisboa, começou nesta modalidade aos nove anos no_Sporting, clube que ainda representa. Vai estrear-se no_Rio’16 com várias conquistas importantes, como o 2.o lugar em equipas no campeonato de seniores em 2014.

Filipe Lima

GOLFE

Mais um português com raízes em_França._Se já era histórica a presença de Portugal no golfe olímpico com Ricardo Melo_Gouveia, tornou-se ainda mais especial com a ida de Filipe, com 34 anos, aos Jogos do_Brasil. Desde 2004 que representa a bandeira nacional por esse mundo fora e conta já com sete títulos internacionais._Graças a algumas desistências ganhou uma entrada no Olimpo.

Sergiu Oleinic

JUDO

Nascido na Moldávia, Sergiu faz parte da comitiva de judocas portugueses que vão estar no Brasil. Irá competir na categoria -66 kg, graças a uma caminhada longa mas feita com algumas conquistas: a medalha de bronze no_Grand_Prix de Budapeste o ano passado. Em Baku conseguiu um 5.o lugar no campeonato da Europa e nos Jogos Europeus. (sol)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA