Huíla: Encerradas Festas da Senhora do Monte

Huíla: Complexo turístico e desportivo da Nossa Senhora do Monte (Foto: Morais Silva)

A trigésima edição das Festas da Senhora do Monte encerraram domingo, com a realização da tradicional prova de automobilismo, 200 quilómetros da Huíla, que este ano homenageou o Presidente José Eduardo dos Santos, que no mesmo dia completou 74 anos de idade.

Durante os 22 dias de festa, mais de um milhão de pessoas visitaram o recinto do evento, tendo pelo menos 230 mil espectadores assistido à cerimónia de encerramento.

Na ocasião, o vice-governador da Huíla para o sector económico e produtivo, Sérgio da Cunha Velho, que encerrou o evento, considerou um sucesso a 30ª edição.

Segundo ele, tudo que foi programado chegou a ser cumprido em mais de 90 porcento, com destaque para a realização da 13ª feira de bovinicultura, Expo/Huíla, Feira de comes e bebes, e o Grande Prémio “Zé Dú” em automobilismo e em moto.

As Festas da Nossa Senhora do Monte começaram a ser celebradas em 1901, uma réplica das de Madeira, Portugal, a terra dos colonos que se basearam na região. A 15 de Agosto de 1902, ainda com a capela em construção, o pároco celebrou a missa campal na esplanada, diante de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, levada da paróquia.

Concluída a construção da capelinha, com a imagem de Nossa Senhora do Monte adquirida no Porto (Portugal) instalada no altar, foi abençoada em 14 de Agosto de 1903 pelo padre José Martins, em representação do Bispo de Angola e Congo. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA