Huambo: Sustentabilidade da terra exige práticas ambientais correctas

HUAMBO: Directora do Urbanismo, Ana Paula de Carvalho (Foto: Valentino Yequenha)

A sustentabilidade do planeta terra exige a adopção de práticas ambientais correctas, que passam pela preservação e conservação do meio ambiente, incluindo a exploração racional dos recursos naturais.

A afirmação é da directora do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente na província do Huambo, Ana Paula de Carvalho, durante o Fórum Técnico sobre Ambiente, tendo advogado uma maior consciencialização da população sobre a importância do ambiente natural na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das famílias.

Disse ser fundamental que cada cidadão, de forma individual ou colectiva, possa reflectir em torno das questões ligadas à preservação do ambiente, e por outro lado serem incentivados a adoptar práticas correctas, a fim de evitar o desequilíbrio ambiental.

Neste sentido, a responsável instou a população a contribuir para a sustentabilidade do planeta, através de uma gestão equilibrada dos recursos naturais, com a finalidade única de melhorar o bem-estar de todos.

Ana Paula de Carvalho explicou que o dano ambiental deve ser compreendido como toda lesão intolerável causada por qualquer acção humana, culpada ou não, tendo por esta razão, a Constituição da República de Angola, consagrado no artigo 39º, o direito ao Ambiente sadio e não poluído a todo cidadão, bem como o dever de defender e preservar.

O Fórum, que decorreu sob lema “Huambo – Ambiente saudável, cidade limpa”, foi uma iniciativa conjunta do Ministério do Ambiente, Governo da província do Huambo e o Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC).

Os participantes abordaram os temas “A visão institucional da implementação do plano nacional de gestão ambiental”, “Plano Nacional da Qualidade Ambiental”, “Impacto dos danos ambientais na província do Huambo”, “Implementação do plano estratégico de gestão de resíduos sólidos urbanos” e outros ligados com o ambiente. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA