Huambo: ISCED quer destacar-se na formação de professores no país

Mário Rodrigues, Director Geral do ISCED (Foto: Angop)

O Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Huambo pretende destacar-se na formação de professores para todos os sub-sistemas de ensino no país, de acordo com o seu director-geral, Mário José da Costa Rodrigues.

A pretensão foi manifestada sexta-feira durante a cerimónia de outorga de certificados e diplomas a 1143 licenciados na instituição, entre 2013 a 2015.

Mário José da Costa Rodrigues informou que o objectivo é transformar o ISCED-Huambo num centro de educação superior de referência nacional, estando em curso acções que visam o cumprimento do desiderato.

Entre estas acções, reafirmou, consta a investigação científica e prestação de serviços à comunidade, através da promoção e divulgação da ciência e da cultura, assim como a extensão universitária.

Mário José da Costa Rodrigues adiantou que outro desafio da instituição consiste na promoção de valores, como a criatividade e o compromisso com a qualidade, no trabalho em equipa e na responsabilidade.

Assim, explicou, a excelência educativa pretendida depende igualmente do reajustamento do curriculum académico ao contexto acual e na melhoria das infra-estruturas.

Para Mário José da Costa Rodrigues, será dada atenção, também, na constituição de um corpo docente responsável e competente, que deverá privilegiar o profissionalismo e o respeito, como sendo elementos substanciais e básicos para promover a revolução qualitativa que se aspira neste sub-sistema de ensino.

O responsável referiu que a superação e diferenciação dos professores constituem a principal preocupação, sendo que para o alcance deste objectivo alguns têm se beneficiado de bolsas para frequentarem mestrados e doutoramentos no exterior. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA