Governo anuncia solução para ligação marítima com ilha do Maio

(Arquivo) Ilha do Maio em Cabo Verde. (RFI/Odair Santos)

Em Cabo Verde, a solução para a ligação marítima Cidade da Praia – ilha do Maio passa pela operacionalização do navio Praia d’Aguada. O navio está em reparação em São Vicente e de acordo com o ministro da Economia e do Emprego, José Gonçalves, deverá estar pronto para voltar a navegar dentro de semanas.

O ministro da Economia e do Emprego, José Gonçalves, efectuou, este fim-de-semana, uma visita ao ao navio Praia d’Aguada, em fase final de reparações e em vias de entrar na linha marítima Santiago-Ilha do Maio. A solução para a ligação marítima passa, por isso, pela operacionalização do navio “Praia d’Aguada”.

Esta semana, deve voltar à rota um outro navio que ficou de ser inspeccionado pela autoridade marítima.

Nos últimos dias, várias têm sido as queixas de muitos naturais da ilha do Maio, que se tentam deslocar da cidade da Praia para o Maio e não conseguem.

Na semana passada, dezenas de passageiros, na sua maioria estudantes em férias, não conseguiram um dos 80 lugares no Djon Dade, o único navio que, semanalmente, tem ligado o Maio com a vizinha ilha de Santiago.

O porto do Maio apresenta muitos problemas para os navios atracarem e José Gonçalves garantiu que o governo está a estudar a melhor intervenção. A ilha do Maio tem um forte potencial turístico, mas é precisamente pouco explorada por causa dos problemas de ligação marítima e aérea.

Recentemente, durante uma visita à ilha do Maio, o ministro da Economia e Emprego anunciou que o avião Dornier da Guarda Costeira vai passar a assegurar a ligação mais regular entre a Cidade da Praia e a ilha do Maio. (RFI)

DEIXE UMA RESPOSTA