Formação superior tem significado quando associada à investigação científica

Decana da Faculdade de Medicina da UJES, Cesaltina Nanduva Kahuli (Foto: Angop)

A decana da Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Cesaltina Nanduva Kahuli, disse terça-feira que a formação superior só tem significado quando estiver associada à investigação científica.

Ao discursar no ciclo de conferências científicas da UJES, a responsável referiu que a formação superior deve produzir conhecimentos de impacto na sociedade e bem-estar da população.

Por isso, referiu, é importante apostar na investigação científica, por constituir um factor importante e dignificante das instituições que formam recursos humanos.

Cezaltina Nanduva Kahuli afirmou que, no caso das ciências médicas, o impacto vincula-se na busca do bem-estar da população, sendo a saúde um indicador de qualidade de vida de um país.

A responsável lembrou que a Organização Mundial da Saúde define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausências de doenças.

Quanto ao lema escolhido para estas jornadas “formar com qualidade, garantia para o desenvolvimento de Angola”, a decana da Faculdade de Medicina da UJES disse tratar-se de um desafio na preparação ética, social, técnica e cientifica de um profissional para dar respostas aos problemas da sociedade. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA