Forças líbias pró-governo tomam QG do Estado Islâmico em Sirte

Foto da página oficial do Facebook das forças leais ao governo líbio da Unidade Nacional (GNA) mostra o Centro de conferências de Uagadugu, em Sirte, no dia 10 de agosto de 2016 (AFP)

As forças líbias pró-governo tomaram o quartel-general do grupo Estado Islâmico (EI) em Sirte (leste), nesta quarta-feira (10), estreitando um pouco mais o cerco sobre o principal bastião dos extremistas nesse país norte-africano.

O porta-voz do governo líbio da Unidade Nacional (GNA), Reda Isa, disse à AFP, porém, que ainda não era possível proclamar a “libertação” definitiva da cidade, porque alguns bairros permanecem nas mãos da formação radical.

“O Centro de (conferências de) Uagadugu está em nossas mãos”, anunciou o centro de imprensa do GNA, em um comunicado.

O GNA também assumiu o controle do hospital Ibn Sina, vizinho ao quartel-general do EI, assim como do campus universitário situado nos arredores, afirmou o comunicado.

“Pelo menos 20 cadáveres do lado do Daesh [acrónimo em árabe do EI] foram encontrados após os combates de hoje” na Universidade, acrescentou.

Os extremistas ainda controlam “os bairros residenciais 1, 2 e 3, assim como um complexo de vilas perto do mar”, completou o porta-voz Reda Isa.

No domingo, o GNA anunciou o início da “contagem regressiva” para o “assalto final” contra os extremistas entrincheirados em Sirte, 450 km ao leste de Tripoli, capital do país. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA