Exército turco entra na Síria para libertar Dzharabulus do Daesh

(AFP 2016/ BULENT KILIC)

O Exército da Turquia, apoiado pela coligação internacional liderada pelos EUA, iniciou na madrugada desta quarta-feira (24) a operação de libertação da cidade de Dzharabulus da ocupação do grupo extremista Daesh (Estado Islâmico), no norte da Síria, informou a agência Anadolu.

“O exercito turco e as forças aéreas da coligação iniciaram uma operação militar na Síria para eliminar o Daesh da região de Dzharabulus” – diz uma nota publicada no Twitter da agência.

Um dia antes, o chefe do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, havia declarado ao jornal Daily Sabah que as as autoridades turcas estavam prontas para fornecer toda a assistência necessária à operação de libertação da cidade de Dzharablus do Daesh. A publicação observou que a ofensiva contra os militantes poderia ser iniciada num futuro próximo.

Em seguida, o jornal Wall Street Journal informou que o governo dos EUA estava avaliando a possibilidade de prestar ajuda militar a rebeldes apoiados pelas autoridades turcas na ofensiva contra o Daesh na Síria.

Também nesta terça-feira, a cidade turca de Karkamis, na fronteira turco-síria, foi atingida com morteiros lançados a partir de Dzharabulus, possivelmente em represálias aos ataques de artilharia realizados na véspera pela Turquia contra posições do Daesh. Um dos projéteis atingiu o prédio da prefeitura de Karkamis. Não houve feridos em território turco. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA