Desenvolvimento do turismo depende do envolvimento de outros sectores

Manuel Segunda - Director provincial do Comércio e Hotelaria e Turismo (Foto: Quintas Benjamim)

O desenvolvimento do turismo depende grandemente do envolvimento de outros sectores da sociedade, sobretudo o empresarial, considerou esta quarta-feira, em Saurimo, o director provincial do Comercio, Hotelaria e Turismo daa Lunda Sul, Manuel Segunda.

Em declarações à Angop, a propósito do actual quadro do turismo na região, o responsável apelou os empresários nacionais e estrangeiros, residentes e visitantes, a investirem no sector, uma vez que a província dispõe de uma potencialidade turística que, “bem aproveitada pode contribuir para o crescimento da economia”.

Segundo ele, a aposta e o investimento no turismo vai impulsionar o sector hoteleiro, garantindo também mais postos de emprego e consequentemente o desenvolvimento da região.

“O turismo deve andar associado a outros sectores, porque o turista quando escalar a província para conhecer as potencialidades culturais, naturais e outras, necessariamente irá utilizar os serviços hoteleiros e a cultura da região, daí a razão do turismo estar intrinsecamente ligada a outras áreas”, disse.

Por outro lado, ressaltou que a crise financeira que Angola está a viver reduziu o número de turistas que escala a província, razão pela qual há necessidade de se investir mais no turismo interno, contribuindo assim para a arrecadação de receitas para os cofres do Estado.

Lembrou que o sector do turismo foi um dos eleitos para contribuir na diversificação da economia, com vista a arrecadação de receitas para o Orçamento Geral do Estado. “Entretanto, fomos orientados a traçar um plano provincial concreto, com vista a responder ao Plano Operativo do Turismo (Pot)” – salientou.

Acrescentou que para o êxito do referido plano na província, a Direcção do Comércio, Hotelaria e Turismo já está a trabalhar na elaboração do mesmo, para a posterior ser aprovado pelo governo da local e ser remetido ao Mistério do Turismo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA