Cuando Cubango: Vice-governador destaca realização do workshop sobre gestão dos parques

Cuando Cubango: Pedro Camelo - Vice-governador para o sector político e social(Foto: Armando Morais)

O vice-governador da província do Cuando Cubango para o sector político e social, Pedro Camelo, disse nesta segunda-feira, que os Planos de Administração dos Parques Nacionais de Mavinga e Luengue, resultaram de um aturado e complexo processo que passou pela elaboração dos planos de estudos que serviram de instrumentos de gestão e políticas locais, consubstanciadas na distribuição de tarefas e na inclusão das comunidades locais.

Ao discursar na abertura do seminário de apresentação dos Planos de Gestão para os Parques Nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana, sublinhou que torna-se imperioso destinar particular atenção ao referido encontro, por constituir um momento singular no que tange à necessidade da implementação de um conjunto de acções viradas essencialmente para a materialização e aplicação de todos os instrumentos apresentados no workshop.

Lembrou que o sistema de gestão dos parques de Luengue e Mavinga comportam pela parte angolana, o território enquadrada na área transfronteiriça de conservação, no âmbito do projecto KAZA.

Fez saber que o plano de gestão tem passado frequentemente pela implementação de um conjunto de acções, como o recrutamento e formação de fiscais, montagem de postos de controlo, bem como a auscultação pública junto das comunidades que vivem nesta zona.

Os Planos de Gestão para os Parques Nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana serão nos próximos tempos endossados formalmente ao Ministério do Ambiente e apresentados junto das autoridades provinciais.

Será igualmente desenvolvida a operacionalização dos planos que incluem as acções previstas nas prioridades de gestão, tanto as ecológicas como institucionais, bem como a identificação de potenciais fontes de financiamento e parcerias. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA