Congresso do MPLA arranca Quarta-feira

MPLA (DR)

Num momento economicamente difícil para Angola, arranca Quarta-feira o congresso do partido no poder, o MPLA.

Mais de 2.000 delegados deverão aprovar um programa de acção do partido com vista às próximas eleições mas também uma valsita de membros do Comité Central e do Bureau Político.

O Presidente Eduardo dos Santos anunciou esta semana que a nova lista de membros do Comité Central já estava elaborada mas que tinha ficado aquém do programado para a renovação daquele órgão do partido.

O Comité Central foi alargado de 311 para 363 membros, salientando-se a entrada de dois dos filhos do presidente José Eduardo dos Santos, nomeadamente Tchizé dos Santos e José Filomeno dos Santos “Zenu”, actual número 1 do Fundo Soberano.

A lista completa dos novos membros não foi elaborada mas analistas são praticamente unânimes em considerar a saída do vice presidente Manuel Vicente.

José Eduardo dos Santos é o único candidato à presidência do partido. presidente dos Santos tinha anteriormente afirmado ser sua intenção abandonar a política em 2018 o que faz com que as atenções neste congresso estejam viradas para a escolha do seu provável sucessor.

A grande questão é saber que papel está reservado para os dois filhos do presidente, particularmente Filomeno dos Santos que muitos têm vindo a apontar como possível sucessor do seu pai. (VOA)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA