Comunicado final da 5ª Sessão Extraordinária do Comité Central do MPLA

Sede nacional do MPLA (MPLA)

COMUNICADO FINAL

Sob a Presidência do Camarada JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS – Presidente do MPLA, realizou-se a V Sessão Extraordinária do Comité Central, a 9 de Agosto de 2016, em Luanda, no Complexo Turístico “Futungo II”.

A Sessão teve início com o discurso de abertura proferido pelo Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, que incidiu essencialmente sobre o processo preparatório do VII Congresso Ordinário do MPLA, a realizar-se de 17 a 20 de Agosto de 2016.

Assim, o Camarada Presidente referiu que “ao nosso VII Congresso vai ser apresentada a Moção de Estratégia do Líder do Partido, que é um documento em que será definido o rumo a seguir pelo Partido e pelo Estado, para realizar as aspirações do povo angolano e construir um futuro melhor para todos”.

Tal como sublinhou, o Camarada Presidente, “este documento também vai servir de guia para preparar melhor o Partido para os próximos desafios e assim vencer as Eleições Gerais em 2017”.

Sobre a eleição do novo Comité Central, o Camarada Presidente destacou que “foi observado o princípio da continuidade e renovação dos actuais membros do Comité Central, embora as percentagens preconizadas ficassem ligeiramente aquém do previsto”.

No seguimento do discurso, o Camarada Presidente realçou que “o MPLA é um Partido que cresce e se renova e que atribui uma grande importância à integração dos jovens e mulheres nas suas fileiras e nos órgãos de Direcção a todos os níveis, por forma a aumentar a sua participação na vida do Partido e da sociedade”.

Quanto ao princípio de continuidade e renovação, o Camarada Presidente referiu que “há membros deste órgão que durante muito tempo deram a sua contribuição para o fortalecimento e engrandecimento do Partido e vão cessar a actividade em virtude do processo de renovação”.

Relativamente aos Camaradas cujo mandato cessa nesse VII Congresso, o Camarada Presidente, em nome do Comité Central exprimiu a todos eles os mais profundos “agradecimentos pelo trabalho realizado e pelo zelo e dedicação com que se empenharam no cumprimento de todas as tarefas”.

A V Sessão Extraordinária do Comité Central debruçou-se sobre a seguinte Agenda de Trabalho:

Memorando sobre o Sistema Informático de Apoio ao Processo Eleitoral do VII Congresso Ordinário do MPLA;

Anteprojecto de Relatório de Balanço do Processo Orgânico do VII Congresso Ordinário do MPLA;

Projecto de Resolução sobre o Alargamento do Comité Central do MPLA;

Proposta de Ajustamentos aos Estatutos (Contribuições);

Proposta de Candidaturas a Membro do Comité Central do MPLA.

Após análise e discussão dos assuntos agendados, o Comité Central do MPLA aprovou o Memorando sobre o Sistema Informático de Apoio ao Processo Eleitoral do VII Congresso Ordinário do MPLA, tendo recomendado a sua imediata implementação.

O Comité Central do MPLA aprovou o Anteprojecto de Relatório de Balanço do Processo Orgânico do VII Congresso Ordinário do MPLA e felicitou o trabalho realizado.

O Comité Central do MPLA aprovou uma Resolução que alarga a sua composição de 311 para 363 membros.

O Comité Central do MPLA apreciou a Proposta de Ajustamentos aos Estatutos do Partido, tomando em consideração as contribuições feitas pelos delegados durante as Conferências Provinciais Ordinárias para o enriquecimento do documento.

O Comité Central do MPLA aprovou igualmente a Proposta de Candidaturas a Membro do Comité Central, com base no princípio da renovação e continuidade, da representatividade do género e da juventude.

O Comité Central do MPLA reitera a necessidade do incremento de esforços, por parte de toda a sociedade, com vista à superação da crise económica e financeira em Angola, derivada da queda do preço do petróleo no mercado internacional.

Com efeito, o Comité Central do MPLA encoraja o Executivo angolano, liderado pelo Camarada Presidente José Eduardo dos Santos, a prosseguir com a implementação da Estratégia para a Saída da Crise, com vista à estabilidade macro-económica, consolidando e desenvolvendo o processo de diversificação da economia nacional.

O Comité Central do MPLA exorta o povo angolano a participar no processo de registo eleitoral, para que todos os cidadãos angolanos maiores de idade sejam recenseados e, no quadro dos seus direitos constitucionais, possam cumprir o seu dever cívico, através do voto, na escolha consciente e responsável dos seus legítimos representantes.

O Comité Central do MPLA, nesta ocasião, felicita a Selecção Nacional de Basketball Masculina Sub-18, pela conquista do título continental no Campeonato Africano realizado recentemente no Ruanda.

O Comité Central do MPLA formula votos de êxito à delegação angolana nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, palco da alta competição do desporto a nível Mundial.

O Comité Central do MPLA reafirma o seu incondicional apoio à candidatura do Camarada José Eduardo dos Santos, ao cargo de Presidente do MPLA, com vista a continuar a dirigir os destinos do MPLA, reconhecendo a sua elevada capacidade de liderança, bem como a sua visão estratégica.

MPLA- COM O POVO, RUMO À VITÓRIA

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

A LUTA CONTINUA!

A VITÓRIA É CERTA!

Luanda, 9 de Agosto de 2016.

O COMITÉ CENTRAL

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA