Basquetebol: Antigas estrelas norte americanas capacitam100 jovens

Estrelas da NBA orientam Clinic de Basquetebol (Foto: Gaspar Dos Santos)

As antigas estrelas da liga norte-americana (NBA), Jason Paul Collins (Brooklyn Nets), e a WNBA, Jennifer Lacy (Atlanta Dream) capacitaram hoje, sábado, em Luanda, pelo menos 100 jovens sobre técnica de basquetebol no campo multiuso da escola de formação de professores de educação física, cita na cidade do Kilamba.

O “clinic”, que teve duração de uma hora e meia envolveu também a selecção nacional paralímpica de basquetebol em cadeira de rodas que foram também dotados de conhecimento de como se posicionar com bola, sem a bola, assim como fazer lançamentos.

A convite da embaixada dos Estados Unidos da América, Jennifer Lacy e Jason Collins levam a cabo uma série de exercícios de basquetebol aos atletas com idades compreendidas entre 12 e os 17 anos.

As antigas estrelas da liga norte-americana que chegaram quinta-feira ao país, sexta-feira foram ao Zango III, na companhia da embaixadora dos EUA em Angola, Helena La Lime, onde os dois jogadores visitaram o projecto “Juntos para Melhor” da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), através da ONG “Search for Common Ground”. Onde também levou bens diversos que foram entregues ao orfanato MIRENA, que alberga crianças de rua.

De acordo com o programa, na segunda-feira às 10h00, os antigos basquetebolistas vão ter o privilégio de orientar um “clinic” para 50 jovens do município do Cazenga.

Os desportistas vão partilhar experiências e falar da importância do desporto na condição de atletas-estudantes, bem como dos benefícios da aprendizagem da língua inglesa, numa parceria com a empresa XMEX.

A agenda em Luanda termina no Elinga Teatro, palco de um debate contra o estigma com a comunidade LGBT e aliados de Angola, tendo como parceira a organização LINKAGES. onde Jason Collins e Jennifer Lacy vão partilhar experiências sobre o preconceito nos EUA.

Estiveram no evento, a embaixadora dos Estados Unidos da América em Angola, Helena La Lime, Secretario da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, antigo seleccionador nacional em feminino, Aníbal Moreira, treinador da equipa de basquetebol da Marinha, Paulo Macedo e outras entidades do desporto nacional.

Jason Paul Collins nasceu a 2 de Dezembro de 1978, na cidade de Northridge, Califórnia. Antigo poste, já actuou nos Brooklyn Nets, Boston Celtics, Washington Wizards e Atlanta Hawks.

Jennifer Lacy nasceu a 21 de Março de 1983, formou-se na Agoura Hills High School, em Agoura Hills, Califórnia, em 2002.

Entrou para a WNBA em 2006, um ano depois sagrou-se campeã pela formação do Phoenix Mercury. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA