Angola vai ocupar vice-presidência na SADC – Georges Chikoti

Ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti (Foto: Francisco Miúdo)

Angola vai tornar-se vice-presidente do órgão de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para poder presidir o mesmo no próximo ano, disse hoje, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti.

A informação foi dada à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fervereiro, momentos antes de partir para Swazilândia onde vai participar da 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

Explicou que a “eleição” acontecerá durante a reunião de Chefes de Estado que decorrerá na capital swazi, Bambane, entre os dias 30 e 31 do mês em curso, em que Angola será representada pelo Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente.

O órgão é uma estrutura da SADC, cujo objectivo é o de coordenar a cooperação nas Áreas Política, de Defesa e Segurança. Tem como estrutura uma “troika”, que funciona numa base rotativa anual composta por três países membros (Presidente, Vice-Presidente e Presidente cessante), e o Comité Ministerial (CMO), que é apoiado por uma reunião de altos funcionários.

Referiu que a reunião de cúpula da SADC que acontece, em princípio, todos os meses de Agosto, serve para os estadistas se encontrarem e resolverem os problemas de desenvolvimento, integração, bem como da paz e segurança da região.

Fazem parte da comunidade a África do Sul, Angola, Botsuana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e Ilhas Seicheles. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA