Angola realiza investimento público na ordem dos Usd 40 biliões

Manuel Nunes Júnior apresenta moção de estratégia sobre pressuposto da economia nacional (Foto: Pedro Parente)

O investimento público realizado pelo país em cinco anos ronda os 40 biliões de dólares norte-americanos (Usd), com uma média anual na ordem dos Usd 6,5 biliões.

O valor representa um esforço de afectação de recursos públicos referente ao período de 2009 a 2015, segundo a Moção de Estratégia do candidato a presidente do MPLA apresentada nesta quinta-feira.

O documento apresentado ao VII congresso ordinário do partido no governo em Angola, refere que a questão central é a qualidade e a eficiência do investimento realizado.

Faz referência particular à existência de sobrecustos e baixas taxas de rendibilidade económica e social, resultantes do investimento público.

Essa razão justifica uma reforma profunda ao Sistema de Programação e de Gestão do Investimento Público de modo a adequá-lo aos grandes desafios do país.

A reforma deverá implementar um modelo de investimento público em que as receitas provenientes do sector petrolífero se deverão acrescentar as receitas tributárias e de financiamento do investimento multilateral.

Sobre o sistema bancário angolano, considera ser assimétrico, onde apenas quatro bancos detêm 64 porcento dos depósitos da totalidade do sistema.

A Moção de Estratégia é um documento apresentado pelo candidato a presidente do MPLA que contém as ideias, propostas e as vias para a aplicação do Programa do MPLA no período do respectivo mandato. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA