Angola e Vietname juntam-se no combate à imigração ilegal

Ministério da Segurança Pública do Vietname e Ministério do Interior de Angola iniciam conversações (Foto: Lucas Neto)

O Ministério do Interior de Angola e da Segurança Pública da República Socialista do Vietname iniciaram nesta segunda-feira, em Luanda, conversações para o reforço da cooperação, fundamentalmente no domínio do combate à imigração ilegal e fraude documental.

Em declarações à imprensa, após o começo das conversações, o porta-voz da delegação angolana ao encontro, Simão Milagre, informou que, além da imigração ilegal, pretendem trabalhar juntos no combate à fraude cibernética e na formação de formadores.

Segundo o responsável, as duas delegações vão ainda trabalhar para reforçar a assistência técnica de assessoria diplomática, entre outros sectores que deverão ser identificados.

Informou, por outro lado, que 19 mil e 424 vietnamitas estão a residir legalmente em Angola.

Deste número, explicou, 18 mil e 157 detêm vistos de trabalho.

Precisou que os demais têm outras tipologias de vistos privilegiados, como permanência de abrigo de trabalho e permanência temporária.

O responsável não especificou o número vietnamitas ilegais em Angola, mas assegurou que há muitos nesta condição.

Já o secretário de Estado para a Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho, na qualidade de ministro em exercício, considerou positiva a cooperação entre os dois países.

Nesta conformidade, disse esperar que os trabalhos decorram com êxito e produzam efeitos, a fim de continuarem a cooperação com o Ministério da Segurança Pública da República Socialista do Vietname.

Explicou que o Vietname é um país que ajudou Angola desde a luta de libertação, no domínio da agricultura, saúde, construção, educação e outros.

Por sua vez, o director geral da Polícia de Investigação Criminal – Direcção Nacional da Polícia do Vietname, HO Sy Tien, disse que o seu país coopera com Angola no domínio da segurança e ordem pública, bem como da diplomacia.

Explicou que a visita tem por objectivo reforçar a cooperação com Angola e actualizar a situação dos vietnamita legais e ilegais em Angola.

A delegação do Ministério da Segurança Pública da República Socialista do Vietname está em Angola para uma visita de trabalho de 28 a 4 de Setembro.

Durante a sua permanência, manterá encontros de trabalho com o comandante provincial da Polícia Nacional em Luanda e com a comunidade vietnamita em Angola.

Vai assinar a acta que reflecte os entendimentos alcançados entre as partes, no quadro da visita.

Visitas de cortesia ao comandante-geral da Polícia Nacional, turística à Barra do Kwanza, ao Memorial António Agostinho Neto, ao Laboratório Central de Criminalística constam igualmente da agenda. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA