Ler Agora:
Angola e Vietname juntam-se no combate à imigração ilegal
Artigo completo 3 minutos de leitura

Angola e Vietname juntam-se no combate à imigração ilegal

O Ministério do Interior de Angola e da Segurança Pública da República Socialista do Vietname iniciaram nesta segunda-feira, em Luanda, conversações para o reforço da cooperação, fundamentalmente no domínio do combate à imigração ilegal e fraude documental.

Em declarações à imprensa, após o começo das conversações, o porta-voz da delegação angolana ao encontro, Simão Milagre, informou que, além da imigração ilegal, pretendem trabalhar juntos no combate à fraude cibernética e na formação de formadores.

Segundo o responsável, as duas delegações vão ainda trabalhar para reforçar a assistência técnica de assessoria diplomática, entre outros sectores que deverão ser identificados.

Informou, por outro lado, que 19 mil e 424 vietnamitas estão a residir legalmente em Angola.

Deste número, explicou, 18 mil e 157 detêm vistos de trabalho.

Precisou que os demais têm outras tipologias de vistos privilegiados, como permanência de abrigo de trabalho e permanência temporária.

O responsável não especificou o número vietnamitas ilegais em Angola, mas assegurou que há muitos nesta condição.

Já o secretário de Estado para a Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho, na qualidade de ministro em exercício, considerou positiva a cooperação entre os dois países.

Nesta conformidade, disse esperar que os trabalhos decorram com êxito e produzam efeitos, a fim de continuarem a cooperação com o Ministério da Segurança Pública da República Socialista do Vietname.

Explicou que o Vietname é um país que ajudou Angola desde a luta de libertação, no domínio da agricultura, saúde, construção, educação e outros.

Por sua vez, o director geral da Polícia de Investigação Criminal – Direcção Nacional da Polícia do Vietname, HO Sy Tien, disse que o seu país coopera com Angola no domínio da segurança e ordem pública, bem como da diplomacia.

Explicou que a visita tem por objectivo reforçar a cooperação com Angola e actualizar a situação dos vietnamita legais e ilegais em Angola.

A delegação do Ministério da Segurança Pública da República Socialista do Vietname está em Angola para uma visita de trabalho de 28 a 4 de Setembro.

Durante a sua permanência, manterá encontros de trabalho com o comandante provincial da Polícia Nacional em Luanda e com a comunidade vietnamita em Angola.

Vai assinar a acta que reflecte os entendimentos alcançados entre as partes, no quadro da visita.

Visitas de cortesia ao comandante-geral da Polícia Nacional, turística à Barra do Kwanza, ao Memorial António Agostinho Neto, ao Laboratório Central de Criminalística constam igualmente da agenda. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »