Administradora municipal defende maior adesão ao registo eleitoral

Administradora municipal do Quiculungo, Ana Paula de Almeida (Foto: Diniz Simão)

A administradora municipal de Quiculungo, província do Cuanza Norte, Ana Paula Silvestre da Conceição Rosário de Almeida, defendeu quinta-feira, no sector de Quibanda, a adesão da população ao registo eleitoral.

Ana Paula de Almeida fez este pronunciamento no encontro que manteve com as autoridades tradicionais do primeiro sector (Quibanda), com o objectivo de informar questões ligadas ao processo de registo eleitoral a decorrer de 25 de Agosto à 31 de Março de 2017.

Apelou as autoridades tradicionais a sensibilizarem a população para aderir ao registo eleitoral, que lhes possibilitará exercer o seu direito de voto em 2017.

Acrescentou que votar é um dever cívico e é um acto que permite a escolha dos legítimos representantes do povo.

Por seu turno, o director municipal dos registos de Quiculungo, Caiacala Feliciano Cutungama, considerou que o registo eleitoral é uma das principais etapas para que o país tenha o processo eleitoral envolvente e abrangente.

O registo eleitoral, vai permitir a actualização do banco de dados de eleitores, isto é, a confirmação dos cidadãos que participaram em pleitos anteriores e actualizar os locais de residências.

Referiu que o novo registo, terão como grupo alvo cidadãos que completarão 18 anos até altura das eleições em 2017.

O responsável informou que as autoridades tradicionais, vão desempenhar actividades importantes, isto é, na sensibilização da população, certificação testemunhal e na recolha de cartões dos falecidos.

Deu a conhecer que o registo será efectuado pela administração municipal, a supervisão é da responsabilidade do Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e a fiscalização é dos partidos políticos com o assento parlamentar.

Por outro lado pediu o envolvimento da sociedade e parceiros sociais (igrejas, associações juvenis) na sensibilização da população no sentido de afluírem aos locais de registo eleitoral. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA