Abertura dos mercados: Optimismo em torno dos EUA anima bolsas. Petróleo e dólar sobem

(Bloomberg)

As bolsas europeias estão a negociar em alta pela quarta sessão consecutiva, animadas pelos dados positivos sobre a evolução do mercado de trabalho norte-americano. O petróleo e a divisa dos Estados Unidos também estão em alta.

Os mercados em números

PSI-20 sobe 0,27% para 4.692,64 pontos

Stoxx 600 ganha 0,09% para 341,68 pontos

Nikkei valorizou 2,44% para 16.650,57 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos sobem 0,2 pontos para 2,874%

Euro inalterado em 1,1086 dólares

Petróleo em Londres sobe 0,63% para 44,55 dólares o barril

Bolsas europeias em alta pela quarta sessão

As bolsas europeias estão a negociar em alta esta segunda-feira, 8 de Agosto, pela quarta sessão consecutiva, a reflectir ainda o optimismo em torno dos dados positivos sobre a economia norte-americana. O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, ganha 0,09% para 341,68 pontos.

Na bolsa nacional, o PSI-20 sobe 0,27% para 4.692,64 pontos, impulsionado sobretudo pelo BCP e pela Galp Energia. O banco liderado por Nuno Amado valoriza 1,11% para 1,82 cêntimos enquanto a petrolífera soma 0,87% para 12,795 euros.

Juros da dívida sem tendência definida

Os juros da dívida pública portuguesa estão a negociar sem uma tendência definida, registando descidas ligeiras nos prazos mais curtos e subidas pouco acentuadas nos prazos mais longos. A ‘yield’ associada às obrigações a dez anos sobe 0,2 pontos para 2,874%. A tendência estende-se à maioria dos países da Zona Euro, com os juros da dívida espanhola a dez anos a avançarem 1,6 pontos para 1,031, e as ‘yields’ das obrigações alemãs, no mesmo prazo, a subirem 1,4 pontos para -0,052%.

Dólar recupera após dados do emprego

O índice que mede o desempenho do dólar face a dez divisas de referência está a valorizar pela quarta sessão consecutiva, depois de ter sido revelado, na sexta-feira, que a economia norte-americana criou mais postos de trabalho do que era esperado, em Julho.

Segundo os dados do Departamento do Trabalho, a maior economia do mundo criou 255 mil postos de trabalho no mês passado, superando as estimativas dos economistas que antecipavam um crescimento médio de 180 mil.

Os dados positivos sobre o mercado de trabalho aumentaram a especulação de que a Reserva Federal dos Estados Unidos vai aumentar os juros até ao final do ano. Segundo a Bloomberg, os traders aumentaram as probabilidades de uma subida até Dezembro de 36% para 47%.

Crude em Nova Iorque acima dos 40 dólares

O petróleo está a negociar em alta ligeira nos mercados internacionais, depois de ter fechado abaixo dos 40 dólares na semana passada pela primeira vez em quase quatro meses.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 0,74% para 42,11 dólares por barril, enquanto o Brent, transaccionado em Londres, ganha 0,63% para 44,55 dólares.

Ouro cai pela segunda sessão

O metal precioso está a negociar em queda pela segunda sessão consecutiva, depois de os dados do emprego nos Estados Unidos terem aumentado a especulação de que a Reserva Federal vai aumentar os juros até ao final do ano. Os números divulgados na sexta-feira impulsionaram o dólar e levaram o ouro a desvalorizar quase 2% na sexta-feira.

Neste arranque de semana, o ouro cai 0,02% para 1.1135,68 dólares por semana, enquanto a prata desce 0,08% para 19,6936 dólares.

Destaques do dia
Reservas elevadas e dólar forte travam petróleo. O petróleo chegou a recuperar quase 90% desde os mínimos do início do ano. Mas já desce 15% desde o pico de Junho, pressionado pelas reservas ainda elevadas e pela expectativa de subida do dólar.

Mais de metade dos fundos já evita perdas em 2016. Os fundos de investimento aproveitaram as boas condições do mercado em Julho para reduzir o saldo negativo acumulado desde o início do ano. Agora, metade dos produtos já consegue registar ganhos.

Presidente da Fosun veio a Lisboa reunir com BCP e Banco de Portugal. O presidente da Fosun esteve em Lisboa, na quinta-feira passada. A informação foi partilhada, esta noite, por Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário semanal na SIC.

Todos os clientes da bolsa de bitcoins roubada perdem 36%. Hackers roubaram 71 milhões de dólares da Bitfinex. Todos os clientes vão sofrer perdas mas, sendo que em compensação podem receber acções da empresa.

O que vai acontecer hoje
Zona Euro. Divulgação do Sentix, indicador de confiança dos investidores.

INE. Índice de custos de construção de habitação nova e índice de preços de manutenção de reapração regular da habitação.

OCDE. Indicadores avançados compósitos. (Jornal de Negocios)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA