A Comissão Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) confirmou, esta segunda-feira, que a oposição conseguiu as assinaturas de mais de 1% dos eleitores de cada estado, ficando assim cumprida mais uma fase para convocar o referendo que pode levar à destituição do Presidente Nicolás Maduro. Em maio, a oposição submeteu 1,8 milhões de assinaturas pró-referendo, das quais 1,3 milhões foram validadas. Nesta fase eram exigidas pelo menos 200 mil. Foram validadas perto de 400 mil. “Os 24 Estados cumpriram com o requisito de um por cento de assinaturas válidas e o certificado será emitido pelo secretariado”, referiu Tibisay Lucena, presidente da CNE. O governo de Maduro não reconhece a validade na medida. Jorge Rodríguez, representante do governo, diz que “o referendo revogatório está legalmente morto porque nada pode edificar-se numa base profundamente fraudulenta”. A fase seguinte determinará se o referendo é ou não aprovado. Para isso, perto de quatro milhões de assinaturas devem ser recolhidas em apenas três dias e validadas. Nicolás Maduro só será destituído se o “sim” no referendo ultrapassar os 7,5 milhões de votos conseguidos nas presidenciais de 2013.

(EURONEWS)

Os alarmes soaram nas cidades de Macau e Hong Kong, na China.

A passagem do tufão Nida elevou os níveis de alerta até 8, em Hong Kong, e 3 em Macau.

Os ventos de mais de 100 km por hora obrigaram ao cancelamento de mais de 150 voos na antiga colónia britânica e mais de 20 na antiga cidade portuguesa.

Mais de três centenas de voos sofreram atrasos.

A intempérie levou, ainda, ao cancelamento das ligações marítimas na região. Centenas de passageiros passaram a noite e a madrugada nos aeroportos e nos portos.

As rajadas de vento levaram à queda de objetos e de árvores. Apesar da violência da tempestade, as autoridades não registaram vítimas.

De acordo com os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau, o Nida está a perder força e transformou-se agora numa tempestade tropical. No entanto o mau tempo vai permanecer na região. (EURONEWS)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA