Vice-presidente da República recebe candidata à SG da ONU

Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, recebe ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Hellen Clarck (Foto: Pedro Parente)

O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, recebeu nesta segunda-feira, em Luanda, a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia e candidata ao cargo de secretária-geral da ONU, Hellen Clarck, com quem analisou aspectos ligados à sua pretensão.

Em declarações à imprensa, no termo da audiência, Hellen Clarck disse ter solicitado o apoio de Angola ao vice-presidente de República, para o cargo de secretário-geral da ONU, augurando dar o seu melhor, em prol de África, caso seja eleita.

Na ocasião, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, que testemunhou a audiência, precisou que Angola, na qualidade de membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, tem encorajado os candidatos.

Com o objectivo de solicitar igualmente o apoio de Angola para as suas candidaturas a SG da ONU esteve em Angola, na passada semana, o vice-primeiro-ministro da República da Eslováquia, Miroslav Lajcak, e, em Março, o português António Guterres, antigo alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Nove candidatos, dos quais cinco homens e quatro mulheres, concorrem à sucessão do sul-coreano Ban Ki-moon, cujo vencedor assumirá funções a partir do dia 1 de Janeiro de 2017.

Trata-se de António Guterres (Portugal), Danilo Türk (Eslovénia), Igor Luksic (Montenegro), Irina Bokova (Bulgária), Helen Clark (Nova Zelândia), Natalia Gherman (República da Moldávia), Srgjan Kerim (República da Macedónia), Vesna Pusic (Croácia), e Vuk Jeremic (Sérvia). (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA