Tal como em 1984, a França está na final do seu Europeu

(Kai Pfaffenbach/Reuters)

Selecção anfitriã derrotou a Alemanha, em Marselha, por 2-0, e vai enfrentar Portugal na final.

Graças a um triunfo por 2-0 sobre a Alemanha, em Marselha, a França assegurou nesta quinta-feira a presença na terceira final da sua história num Campeonato da Europa. À imagem do que aconteceu em 1984, quando foi também a anfitriã do torneio, a selecção gaulesa terá a hipótese de conquistar o troféu perante os seus adeptos, num encontro decisivo em que medirá forças com Portugal.

Numa primeira parte controlada no essencial pela Alemanha, foi a França a única a marcar, através de uma grande penalidade que resultou de uma mão na bola de Bastian Schweinsteiger. Aos 45+2′, Antoine Griezmann, a grande figura da selecção francesa neste Europeu, inaugurou o marcador.

No regresso do intervalo, a Alemanha sentiu mais dificuldades em impor o seu futebol, graças a um adversário sempre muito organizado e a impedir Toni Kroos de construir, e a confiança dos “bleus” disparou quando, aos 72′, novamente Griezmann aproveitou uma má intervenção de Manuel Neuer após cruzamento de Pogba para fazer o 2-0.

Já com Mario Götze em campo, o melhor que a campeã mundial conseguiu foi um remate em arco de Kimmich, de fora da área, que esbarrou na trave da baliza de Lloris. Minutos mais tarde, a velocidade de Griezmann voltou a pôr a defesa germânica em sentido, mas um remate à figura impediu que o atacante do Atlético Madrid fizesse o sétimo golo no torneio.

Com o 2-0 final, a França – que derrotara Portugal nas meias-finais de 1984, também em solo gaulês – vai discutir o título continental frente à selecção portuguesa, no próximo domingo, em Saint-Denis. (PUBLICO)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA