Saiba os distritos onde vai estar mais calor esta terça-feira

Sol. (Lusa/EPA)

Seis distritos do continente sob aviso amarelo. Veja como vai estar o tempo

Seis distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O ‘Aviso Amarelo’ é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa “risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro na faixa costeira até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste durante a tarde no litoral, pequena descida da temperatura mínima no interior da região centro e pequena descida da máxima.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade nas regiões do Alentejo a partir da tarde, vento fraco, soprando temporariamente moderado de sueste no Algarve até meio da tarde e de noroeste no litoral oeste durante a tarde, e pequena subida da temperatura máxima.

Para a Madeira, a previsão é de períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul e vento fraco a moderado do quadrante norte.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros durante a madrugada e vento bonançoso a moderado.
As temperaturas para hoje

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 32 graus Celsius, no Porto entre 13 e 23, em Viana do Castelo entre 14 e 22, em Vila Real entre 18 e 33, em Viseu entre 18 e 32, em Bragança entre 16 e 36, na Guarda entre 19 e 32, em Coimbra entre 15 e 29, em Castelo Branco entre 19 e 37, em Portalegre entre 20 e 36, em Santarém entre 16 e 35, em Évora entre 17 e 38, em Beja entre 20 e 39, em Faro entre 22 e 31, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada e na Horta entre 17 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 23.
Raios UV: Seis em risco extremo

Consequência deste tempo quente, seis regiões do país estão hoje em risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto outras 20 estão com níveis ‘Muito Altos’, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

De acordo com o instituto, em risco ‘Extremo’ estão as regiões de Bragança, Guarda, Penhas Douradas, Angra do Heroísmo e Funchal.

O IPMA colocou também as regiões de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Porto Santo, Ponta Delgada, Horta e Santa Cruz das Flores em risco ‘Muito Alto’ e Faro com nível ‘Alto’, de acordo com a Lusa. (TVI24)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA