SADC: Cimeira extraordinária sobre industrialização e integração regional acontece em 2017

Logótipo da SADC (Foto: ANGOP)

Uma Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo membros da SADC sobre a industrialização e integração regional deverá ser realizada no primeiro trimestre de 2017, com vista a dar seguimento aos programas traçados sobre a matéria, indica uma nota da Embaixada de Angola no Botswana chegada hoje, domingo, à redacção da ANGOP.

Esta recomendação foi feita durante a 17ª Reunião do Grupo de Trabalho (Task Force) sobre Integração Regional realizada em Gaberone, que teve como ponto principal da agenda a avaliação do Plano de Acção para a implementação da estratégia e do roteiro da industrialização para o período 2015-2063.

A reunião, que foi presidida pelo Ministro do Investimento, Comércio e Indústria do Botswana, Vicente Tshekedi Seretse, notou progressos no desenvolvimento do referido plano de acção e remeteu para mais consultas ao nível nacional de cada um dos Estados membros.

A estratégia e o roteiro para a industrialização regional, a ser implementada em três fases, foram aprovadas pela cimeira extraordinária da SADC realizada em Maio de 2015, em Harare (Zimbabwé).

O encontro do grupo de trabalho ministerial avaliou, igualmente, a implementação do Plano Director Regional para o Desenvolvimento das Infra- estruturas e notou que continuam a ser feitos esforços concertados nos diferentes sectores de energia, água, transporte e tecnologia da Informação e Comunicação.

O grupo de trabalho, que integra os ministros dos diversos sectores, apelou aos Estados membros para alocarem recursos adequados para garantir a implementação de projectos no domínio da energia, dentro dos objectivos estabelecidos, visando eliminar o prevalecente défice na região.

De acordo com a nota, os Estados membros foram ainda incentivados a submeter seus projectos aos vários mecanismos de financiamento para a sua preparação a fim de garantir um fluxo de projectos passíveis de serem financiados por bancos.

Participaram da reunião todos os Estados membros, com excepção do Madagáscar. Representaram Angola os Secretários de Estado dos ministérios da Indústria, Kiala Gabriel, e do Comércio, Alexandre Costa.

Alexandre Costa participou igualmente da 28ª Reunião dos Comité de Ministros da SADC, realizada em Gaberone no passado dia cinco, que analisou entre outros assuntos a implementação e consolidação da Zona Livre do Comercio (ZLC) na SADC, bem como o estado dos Acordos de Parceria Económica com a União Europeia (EU). (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA