Qualificação adequada garante qualidade no ensino-ministro Pinda Simão

Pinda Simão, Ministro da Educação (Foto: Francisco Miúdo)

A melhor qualificação profissional dos professores garante a qualidade do ensino no país segundo afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, o ministro da Educação, Pinda Simão.

Intervindo no encerramento da sessão de apresentação e discussão da versão preliminar da política de formação de professores, o ministro referiu a qualificação profissional que os habilite para o exercício da docência é de crucial importância como garante da melhoria da qualidade do ensino.

De acordo com Pinda Simão, para responder a preocupação referente a qualidade do processo de ensino e aprendizagem se torna pertinente a elaboração de um instrumento que possibilite alicerçar e reorientar a formação dos docentes.

Pinda Simão disse que o processo se cinge na elaboração de proposta de política de formação de professores, com a pretensão de assegurar a qualidade de ensino e aprendizagem que exige professores de qualidade.

Para o ministro, embora se observe sinais de satisfação no que toca a qualidade de ensino, persistem ainda indícios de fraqueza na aprendizagem de muitos alunos, com realce para o primeiro ciclo de escolarização, que se reflecte ao nível de assimilação nas classes subsequentes.

Relativamente a evolução do sistema da educação de Angola, o ministro adiantou que tem dado passos significativos em termos de crescimento a nível de efectivos escolar, facto que tem diminuído progressivamente o fenómeno de disparidade da cobertura educativa entre o litoral e o interior, sobretudo a nível do ensino primário e superior. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA