Presidente da CEAST afirma que SECAM ajuda traçar linhas teológicas da Igreja

Arcebispo de Luanda da igreja católica, Dom Filomeno Viera Dias, durante o acto de abertura da 17ª plenária do SECAM, em Luanda. (Foto: Joaquina Bento)

O Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé Príncipe (CEAST), Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, afirmou hoje, terça feira, em Luanda, que a realização das Assembleias Plenárias do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM) tem ajudado a traçar as linhas teológicas da igreja.

O arcebispo falava durante o acto de abertura da 17ª assembleia plenária do SECAM que se realiza em Luanda de 19 a 24 destes mês.

“Estas assembleias plenárias que se realizam trienal-mente são um momento importante para a igreja de África, que nessas ocasiões são traçadas as linhas teológicas e indicadas as prioridades pastorais da igreja do nosso continente” esclareceu.

O prelado enfatizou que o desafio do SECAM nos próximos anos deve continuar a promover a abertura tripla dos espíritos para viver intensamente o mistério da igreja, chamada a dar uma resposta evangélica a um continente que espera e sonha com novos céus e novas terras.

Por outro lado, realçou que o SECAM surgiu no início dos anos 60 quando o episcopado africano exprimiu o desejo de ter um espaço no momento para partilha de diálogo, comunhão e reflexão sobre a vida e a missão da família de Deus em África.

No seu discurso o anfitrião agradeceu a presença dos duzentos delegados e convidados ao certame.

“Amados irmãos, sentimos a vossa estadia como uma presença de irmãos que nos abençoa. A família angolana e de Deus acolhe com honra e satisfação este encontro fraterno e dá as boas vindas” enfatizou.

No decurso da abertura, foram feitas a leitura de várias mensagens de benevolência e de solidariedade pelas entidades parceiras, nomeadamente as Cáritas dos Estados Unidos da América, Conferência dos Conselhos Episcopais da Europa e da Ásia, União Africana e a Conferência do Episcopado dos Estados Unidos da América.

O 17º Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM), que decorrerá de 18 a 25 deste mês, tem como tema, “A família em África ontem, hoje e amanha”: à Luz do evangelho”.

A abertura do evento contou com a presença do vice-presidente da República de Angola, Manuel Vicente, e várias entidades governamentais. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA