País acolhe Conselho Técnico da Associação Africana de Águas

Mesa de presidium da conferência de imprensa da EPAL (Foto: Rosário dos Santos)

Com objectivo de trocar experiências entre as empresas do sector para melhorar a qualidade da água distribuída à população, Luanda acolhe pela primeira vez, de 25 a 29 de Julho, a 74º Conselho Técnico e Cientifico da Associação Africana de Águas AFWA/AAE.

Falando hoje, quinta-feira, em conferência de imprensa, o membro da comissão organizadora, Domingos Januário, referiu que o evento servirá para em conjunto com os países participantes criar metodologias para colmatar as dificuldades que as populações enfrentam no acesso a água potável.

Acrescentou que virão peritos ligados a produção, tratamento e distribuição da água e com eles poderão obter subsídios para que Angola melhore o seu trabalho no que toca a qualidade e distribuição deste bem.

Ressaltou que 120 participantes estão já inscritos, dos quais 90 estrangeiros de 24 países africanos, bem como técnicos de França, Índia e Estados Unidos da América.

A nível do país, referiu, trinta participantes estão inscritos de todas as províncias, com excepcção do Namibe que ainda não confirmou presença.

Considerou que este evento será de mais valia para Angola, que vai ouvir experiências de outras realidades e ajudar a melhorar o fornecimento de água aos angolanos.

Domingos Januário disse que outro destaque do evento cinge-se com a mudança de Angola da zona central para a zona sul da organização, região onde está inserida a nível da SADC.

A AFWA compreende cinco blocos: Norte, Sul Central, Este e Oeste e é uma plataforma que reúne as empresas de produção e distribuição de água potável, as que gerem os serviços de saneamento e regulam a política do sector em cada país.

A Organização conta com 110 membros activos de 45 países. O evento é organizado pela Empresa de Distribuição de Águas com apoio do Governo angolano e parceiros. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA