ONU: Ministro Chikoti discursa no CS sobre consolidação da paz em África

Georges Chikoti, ministro angolano das Relações Exteriores (Arquivo) (Foto: Pedro Parente)

O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, participa hoje (quinta-feira) no debate aberto do Conselho de Segurança sobre a “Consolidação da paz em África”, a ter lugar em Nova Iorque, onde chegou quarta-feira.

A Angop soube dos Serviços de Imprensa da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas que, no certame, o chefe da diplomacia angolana falará do engajamento do país na prevenção e resolução de conflitos no Continente Africano.

O debate aberto de nível ministerial, com foco na criação de instituições, será presidido pelo ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, e contará com a participação do secretário-geral da ONU, Ban-Ki-moon, da presidente da Comissão de Consolidação da Paz, Amina Chawahir Mohamed, e do comissário para a Paz e Segurança da União Africana, Smail Chergui.

A reunião tem como objectivo identificar as melhores práticas de países africanos que tenham alcançado a paz, a estabilidade e o forte crescimento económico e discutir como a comunidade internacional pode apoiar a consolidação da paz em África mais eficaz e eficientemente.

Durante a sessão, o conselho vai adoptar uma declaração presidencial, na qual são identificadas instituições que precisam de ser fortalecidas na consolidação da paz, tais como as instituições eleitorais e liberdades cívicas de imprensa e de expressão, do sector da segurança e do Estado de Direito, da administração pública e estruturas económicas e financeiras, bem como sistemas de diálogo e reconciliação.

O ministro Chikoti está acompanhado pela directora dos Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Margarida Izata, devendo a delegação ser reforçada pelo representante permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas, Embaixador Ismael Gaspar Martins, e por diplomatas da Missão Permanente em Nova Iorque. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA