O sexo durante a menstruação

O sexo durante a menstruação (Getty Images)

Pode-se fazer sexo durante a menstruação? Nossos internautas falam bastante sobre esse assunto…

Um pouco de mecânica dos fluidos1

Durante a menstruação, o trato genital não apresenta alterações fisiológicas: não fica mais estreito, dilatado ou particularmente sensível. O início da menstruação está relacionado a uma modificação da mucosa uterina, que resulta em uma alteração hormonal que ocorre no final do ciclo. O volume de sangramento e a duração varia entre 5 e 25 ml e 2 a 6 dias, para ciclos de 28 dias.

Por causa dessas mudanças hormonais, algumas mulheres podem apresentar problemas de maior ou menor importância, como cólicas, náuseas, dores de cabeça, cansaço, nervosismo… Essas consequências podem dificultar a vida social e amorosa. Para outras mulheres, a maioria, não há nenhuma dificuldade em fazer sexo durante a menstruação. Do ponto de vista clínico, o sangue não é uma contra-indicação, excepto em caso de doenças sexualmente transmissíveis. Nesse caso, o sangue pode facilitar a transmissão de infecções. Por este motivo, é muito importante se proteger sempre.

Sim é sim, não é não

A perda de sangue não impede a relação sexual. No entanto, algumas mulheres se recusam a tê-la porque se sentem sujas. Assim, de acordo com uma pesquisa feita pela Nana, uma fabricante francesa de produtos de higiene feminina, 80% das entrevistadas não faz sexo “naqueles dias” em circunstância alguma, 75% foge das relações sexuais tanto quanto pode e 46% nem dormiria na casa de uma amiga durante este período. Nossa internauta Syka reconhece que: “Não faz mal algum, mas eu e meu parceiro não gostamos de fazer sexo durante a menstruação, especialmente quando vemos sangue no pénis”. Normalmente, parece que muitas pessoas preferem esperar a menstruação passar. Este parece ser um obstáculo difícil de se superar.

Mas este não é o caso de todas as mulheres! Algumas sentem um aumento no libido durante esta época. Sophie772 disse o seguinte em nosso fórum: “Eu fico hipersensível quando menstruo, então meus orgasmos são 10 vezes mais intensos do que o habitual. Além disso, eu detesto a ideia de ter que esperar uma semana inteira. O sangue não é particularmente desagradável para mim e eu fico com muita vontade de fazer amor nesta época.”

Entre os homens, encontramos as mesmas diferenças. Bebe94 diz: “quando você ama a outra pessoa, cinco dias de abstinência é um pouco demais!”. No entanto, muitos outros homens dizem não se sentir muito motivados durante este período.

Todo mundo reconhece que é preciso um pouco de preparo: toalhas para proteger o colchão, ou mesmo namorar no chuveiro… Cada casal tem seus truques.

Abaixo os preconceitos!

Finalmente, terminamos respondendo algumas perguntas recorrentes em nossos fóruns. O conhecimento ajuda a combater alguns preconceitos.

· Posso ficar grávida transando durante a menstruação?

Sim, é perfeitamente possível. Em caso de interrupção do ciclo, a fecundação pode ocorrer durante a menstruação… Se não quiser engravidar, é essencial tomar precauções durante todos os dias do mês!

· Há risco se a mulher esquecer o absorvente interno dentro da vagina durante uma relação sexual?

É pouco provável que uma pessoa não note a presença deste intruso, mas se o entusiasmo lhes deixa cegos, sempre haverá tempo de retirá-lo mais tarde. Não há nenhum risco!

· É possível praticar sexo oral durante a menstruação?

Vamos reconhecer que é uma prática pouco usual. Mas, teoricamente falando, o clitóris está localizado na entrada da vagina e nada impede um amante hábil de explorar a área, que fica especialmente sensível durante a menstruação.

A menstruação faz parte do quotidiano das mulheres. Nada obriga uma pessoa a interromper sua vida amorosa durante este período, excepto, obviamente, aquelas mulheres que sofrem com dores, TPM ou outros transtornos clínicos. (YAHOO)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA