O Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, faz histórica visita à África

(DR)

O Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, embarca, nesta segunda-feira (4 de julho de 2016), numa histórica visita à África. Há décadas não há visitas de Primeiros-Ministros israelitas ao continente. Netanyahu tem como objetivo melhorar e fortalecer relações com os países africanos. Ele visitará Uganda, Quênia, Ruanda e Etiópia.

A visita do Primeiro Ministro à África começará no Uganda, onde ele será recebido pelo presidente Yoweei Museveni com honras de Estado em meio a uma cerimônia oficial com 19 salvas de tiro. Depois, outra cerimônia oficial será realizada em Entebbe para marcar os 40 anos da chamada Operação Entebbe.

Mais tarde, o Primeiro Ministro se encontrará com chefes de Estado da África Oriental, que rumam para Uganda especialmente para um encontro diplomático com Netanyahu.

Participarão do encontro os Presidentes de Uganda, Yoweei Museveni; Quênia, Uhuru Kenyatta; Ruanda, Paul Kagame; Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit; e Zâmbia, Edgar Lungu. O Primeiro Ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn Boshe, e o ministro do Exterior da Tanzânia, Dr. Augustine Philip Mahiga, também estarão presentes.

O Primeiro Ministro Netanyahu também visitará o Quênia, Ruanda e a Etiópia, onde realizará encontros com os Chefes de Estado e lideranças dos setores de segurança e economia. O premiê fará um histórico discurso no Parlamento da Etiópia.

Além dos aspectos diplomáticos, a visita do Primeiro Ministro Netanyahu tem uma grande importância econômica. Netanyahu será acompanhado por aproximadamente 80 empresários de mais de 50 firmas a fim de forjar laços comerciais com companhias e países africanos.

Serão realizados seminários econômicos no Quênia e na Etiópia, com a participação dos empresários israelitas e seus colegas locais. Os seminários acontecerão sob os auspícios do Presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta; do Primeiro-Ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn Boshe; e do Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu.

Na semana passada, o Gabinete de Israel aprovou um plano de cerca de 50 milhões de shekels (aproximadamente US$ 12 milhões) para fortalecer os laços econômicos e a cooperação com países africanos.

Em homenagem à visita do Primeiro Ministro, o Instituto Nacional de Informação elaborou um logotipo especial com as bandeiras dos países que fazem parte do itinerário de Netanyahu (Em anexo).

O site do escritório do Primeiro Ministro disponibilizará uma página especial com diversas informações (transmissões ao vivo de vários eventos no itinerário do premiê, um arquivo de vídeo sob demanda, fotos e comunicados de imprensa).

A página de Facebook e a conta de Twitter do Primeiro Ministro também divulgarão material atualizado.

O Escritório de Imprensa do Governo (GPO) abriu, por causa da visita, uma exibição virtual intitulada “De volta à África”, com fotos históricas (algumas inéditas) da Coleção Fotográfica Nacional de visitas anteriores de Primeiro Ministros israelitas ao continente.

(comunicado enviado à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA