Nova Energia realiza Show do Mês com Rumbas

Músico Calabeto, uma das vozes do show de rumbas. (Foto: Henri Celso)

Duas noites de rumba é a nova proposta do projecto musical Show do Mês, nos dias 5 e 6 de Agosto no Hotel Royal Plaza, em Luanda, numa organização da Nova Energia.

Vários artistas, entre angolanos e cubanos, vão interpretar os grandes sucessos mundiais neste género musical, passando por Angola, RD Congo e América Latina. Legalize, Calabeto, Mila, Yadira Cabanas, Yusis, Coopol entre outros, serão os cabeças de cartaz do concerto, que visa proporcionar duas noites diferentes aos amantes da música.

O projecto Show do Mês, que estreou em Janeiro de 2014, visa valorizar a música e os músicos angolanos, resgatar os cantores de vanguarda, em particular, e dar espaço a novos talentos sem oportunidades de se mostrarem.

Já passaram pelo Show do Mês músicos como Selda, um misto de vozes femininas, Pedrito, Gabriel Tchiema, Robertinho, um grupo de jovens a interpretar Teta Lando, José Kafala, Ricardo Lemvo, Irina Vasconcelos, Afra Sound Stars, Boy Ge Mendes, entre outros.

Rumba é uma dança cubana em compasso binário e de ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao flamenco, caracteriza-se por um estilo mais suave e alegre.
No entanto, este género musical teve origem com a chegada de tribos africanas trazidas à Cuba pelos espanhóis, mais precisamente da região de língua quimbundu (Angola) e da Guiné. As danças dessas regiões eram inspiradas nos movimentos de animais e em situações do quotidiano.

Tais danças agrupavam uma exagerada combinação de movimentos do corpo em detrimento dos pés. A melodia era considerada menos importante do que o complexo cruzamento de ritmos produzidos pela percussão dos mais variados objectos do dia-a-dia.

A rumba, hoje, é uma dança de competições e salão, mas ainda possui admiradores ao redor do mundo. Também pode ser apenas uma designação genérica de diversas outras músicas latinas. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA