Namibe: Vacinadas mais de duas mil crianças contra a poliomielite

Poliomielite (Foto: Lucas Neto/Arquivo)

Duas mil e 477 crianças recém nascidas, foram vacinadas contra a poliomielite (pólio zero) na província do Namibe, durante o primeiro trimestre do ano em curso, contra dois mil 833 do igual período anterior, informou hoje, quinta-feira, a Angop, o chefe de departamento de Saúde Publica e controlo de Endemias, Franco Mufinda.

O responsável disse que no mesmo período foram ainda vacinadas crianças com a terceira dose da poliomielite, dois mil 829, contra dois mil 135 do mesmo período anterior.

Segundo o responsável, o sector da saúde levou a cabo no princípio do mês em curso a formação de 30 técnicos do programa alargado de vacinação, com vista a sensibilizar a população a vacinar as crianças não só contra a poliomielite mas outras doenças como a febre-amarela, sarampo.

“ Nesta formação os técnicos receberão ferramentas ligadas a comunicação, informação, higiene pessoal, bem como os cuidados que a população deve ter para prevenir-se da febre amarela e outras doenças que estão totalmente ligadas a melhoria do saneamento básico, tratamento da água e higiene pessoal”.

Este trabalho, segundo Franco Mufinda, tem vindo a ser efectuado a nível dos hospitais, centros e postos de saúde, nas consultas externas, onde a população que procura os serviços de saúde tem recebido a informação sobre a importância das vacinas de rotina para os seus petizes.

“ Diariamente antes de começarmos com o atendimento aos nossos pacientes a nível das unidades sanitárias, os técnicos de saúde passam toda a informação para que cada um tenha o mínimo de conhecimento da importância não só das vacinas mas também de alguns cuidados a terem por forma a se evitar certas doenças “, acrescentou. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA